5 de abril de 2010

Embasa faz reflorestamento no Lago do Rio da Dona

Ag. A TARDE

Ag. A TARDE

Cerca de 1,6 mil mudas de espécies nativas e frutíferas foram plantadas pela Embasa – um dos apoiadores do Projeto Futuro da Água, no Lago do Rio da Dona, em Santo Antonio de Jesus. O reflorestamento da mata ciliar visa recuperar a vegetação no entorno, evitando assoreamentos e erosões, e assim mantendo a qualidade do manancial. A ação contou com a parceria do Ministério Público, SRH, CRA, Semarh, EBDA, Ibama, Uneb, UFRB, prefeituras municipais de Santo Antônio de Jesus, Varzedo, São Miguel das Matas e Laje, grupos ambientalistas Gana, Gambá e ribeirinhos.
De acordo com o superintendente de Meio Ambiente e Projetos da Embasa, Júlio Mota, há uma expectativa de que esse trabalho repercuta em outras localidades. “Estamos dando o primeiro passo para a recuperação do Rio da Dona, mas é importante ressaltar que deve ser um trabalho contínuo. A água é um elemento essencial à vida. Temos que agir constantemente para ter nossos mananciais protegidos e preservados”, afirmou.
O terreno plantado, além de estar em dia com a legislação ambiental, também será auto-sustentável. Entre as espécies nativas, como aroeirinha, angelim, boleira e gurindiba, foram plantadas também mudas árvores frutíferas, como caju, cajá e açaí. Jorge Sales, proprietário de um terreno às margens do rio, vai aproveitar as frutas para fazer polpas. Em quatro anos as árvores já estarão desempenhando sua função ecológica de proteger a barragem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores