6 de abril de 2010


Brasil e França serão parceiros no desenvolvimento de pesquisas

Um total de oito empresas, das quais quatro brasileiras e quatro francesas, vão atuar em parceria no desenvolvimento de projetos inovadores nas áreas de nanotecnologia, saúde, aeronáutica e meio ambiente. Este é o resultado da primeira rodada da chamada binacional do Programa OSEO/FINEP. As duas instituições, que atuam de forma semelhante no apoio à inovação, celebraram acordo de cooperação tecnológica em 2009 tendo como objetivo o financiamento de pesquisas a serem desenvolvidas por pequenas e médias empresas dos dois países. Até setembro, está prevista uma segunda rodada do programa.

“É a primeira vez que o Brasil faz uma chamada binacional na área de inovação voltada para empresas francesas, e o resultado foi bastante satisfatório”, afirma Gina Paladino, superintendente da Área de Subvenção e Inovação da FINEP.

Ao todo estão sendo disponibilizados R$ 7 milhões para as pesquisas, entre elas, o desenvolvimento de fármacos para tratamento do câncer. Os recursos seguem a regra do Programa Inova Brasil, da FINEP, que opera empréstimos com juros subsidiados a partir de R$ 1 milhão.

As propostas foram apresentadas às duas agências – escritas em francês para a OSEO e em português para a FINEP – por meio de formulário eletrônico. Nesta primeira rodada, 14 empresas entregaram projetos à OSEO e 10 submeteram suas propostas à FINEP. Os projetos que não foram aprovados por não se enquadrarem nas regras do programa de cooperação estão sendo redirecionados para análise por outras linhas convencionais de apoio operadas pelas duas instituições.

(1/4/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores