8 de abril de 2015

Geoportal Volta Atualizado

TEXTO DO SITE DA EMBRAPA

Foto: Embrapa Solos
Embrapa Solos - Margareth trabalha com a organização da informação de solos no Brasil
Margareth trabalha com a organização da informação de solos no Brasil

Em julho de 2014 um incêndio destruiu boa parte dos servidores da Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ). Em função disto saiu do ar também o Geoportal (sistema utilizado para armazenar e recuperar as geoinformações produzidas pelo centro de pesquisa.

Agora em abril, celebrando o Ano Internacional dos Solos, o Geoportal voltou, com direito a aperfeiçoamentos. "Nossa ideia é fechar o ciclo do campo ao mapa: os técnicos coletam as amostras, nossos laboratórios realizam as análises, nossos pesquisadores trabalham os dados e geram informações sobre solos, sua fertilidade e mapeamentos que, na forma digital, são disponibilizadas no Geoportal para a comunidade científica e toda a sociedade", conta a cientista da Embrapa Solos Margareth Simões, que coordenou o projeto ´Organização da Informação de Solos do Brasil: Banco de Dados de Solos e Geo-Portal com acesso a Mapas Digitais via internet´.

Nesta nova versão o Geoportal está integrado ao Sistema de Informação de Solos Brasileiros, um conjunto de nove mil perfis de solos brasileiros, a maior base de dados de solos do País.
"Ao se conectar ao Geoportal o usuário poderá acessar os mapas e as informações geradas nos levantamentos de solos, dados morfológicos, físicos, químicos e mineralógicos", conta Margareth.

O Geoportal, com mapas gerados pela Embrapa Solos, também teve uma atualização nos metadados, a fim de simplificar a busca das informações. Além disso, traz uma interface mais amigável, com entrada imediata, e o conteúdo em inglês foi aperfeiçoado.

O Geoportal está no endereço http://mapoteca.cnps.embrapa.br/              

Carlos Dias (20.395 MTb RJ)
Embrapa Solos

Telefone: (21) 2179-4578
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores