8 de abril de 2015

Biodiversidade em Unidades de Conservação

Observatório de UCs: Biodiversidade em Unidades de Conservação

 
As unidades de conservação (UCs) representam um patrimônio nacional de valor inestimável, com enorme potencial para promover benefícios significativos ao bem-estar humano e ao desenvolvimento do país de forma racional e sustentada. São áreas voltadas à manutenção da biodiversidade, à proteção de espécies ameaçadas e à promoção do desenvolvimento sustentável, além de proporcionar meios e incentivos para o desenvolvimento de pesquisas, educação ambiental e uso público.

As UCs ocupam em torno de 17% do território brasileiro, em diferentes categorias e esferas de gestão.

Com o objetivo de reunir dados essenciais para o conhecimento, o monitoramento e a avaliação de UCs no Brasil, o Observatório de Unidades de Conservação foi lançado pelo WWF-Brasil e instituições parceiras em 2012. As informações veiculadas no site podem ser utilizadas para o planejamento de estratégias e ações para melhorar a gestão de UCs.

Dois anos após o lançamento do Observatório, um grande volume de documentos e informações já está disponível para consulta e download pelo sistema. O processo de inserção de dados e ajuste é contínuo e busca incorporar informações tão atualizadas quanto possível. Além do trabalho diário da equipe de alimentação do Observatório, a contribuição de parceiros, gestores de unidades, pesquisadores e usuários independentes, por meio do “Fale Conosco”, tem contribuído para a ampliação da base de dados e o aprimoramento do sistema.

Esta publicação tem como objetivo divulgar dados consolidados da biodiversidade nas unidades de conservação brasileiras e discutir suas potencialidades. A partir daí esperamos ampliar o uso dessas informações e identificar novos parceiros que contribuam para tornar o Observatório um sistema mais completo, atualizado e de fácil utilização para qualquer interessado em ter acesso a informações sobre unidades de conservação no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores