Uma versão revisada da base hidrográfica ottocodificada das bacias da Região Hidrográfica do Atlântico Nordeste Oriental, na escala 1:100.000, está disponível no Portal de Metadados da ANA.

O conjunto das bacias hidrográficas do Atlântico Nordeste Oriental corresponde, segundo a codificação de bacias de Otto Pfafstetter, à interbacia 75, em código “otto” nível 2, e banha os Estados do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte e parte de Alagoas, Pernambuco e Piauí. Quase a totalidade da Região encontra-se no Semiárido, sendo os principais cursos d’água da região o Acaraú, Jaguaribe, Piranhas-Açu e Paraíba.
Para acessar os arquivos correspondentes – trechos de drenagem e áreas de contribuição hidrográfica – em formato shapefile acesse:
http://metadados.ana.gov.br/geonetwork/srv/pt/main.home?uuid=efd77aa1-3c73-4ca1-9cbc-7a2193ea743b.

Portal de Metadados da ANA

O Portal de Metadados da ANA reúne num mesmo espaço virtual informações alusivas a dados geoespaciais produzidos e utilizados pela ANA e por outras instituições de renome. A intenção é manter uma base de dados com registros padronizados e permanentes, com a chancela da Agência Nacional de Águas, para ampla utilização na gestão de recursos hídricos por parte de universidades, institutos de pesquisa e comitês de bacia hidrográfica, entre outros.

As informações reunidas virtualmente no Metadados tratam de regiões hidrográficas, delimitação de comitês de bacia hidrográfica, espelhos d’água brasileiros, trechos navegáveis, ottobacias, sistemas aquíferos, rodovias, bases de cursos d’água, etc., em arquivos com formatos variados, disponibilizados por meio do aplicativo Geonetwork, que permite a mobilidade do acesso via internet. Além disso, para garantir a segurança da fonte, o portal oferece informações sobre quem criou o dado e quando ele foi publicado, a escala, a fonte e a finalidade utilizados em sua criação.

Acesse: www.ana.gov.br/metadados.
Fonte: ANA
http://www.geodireito.com/?p=7688