26 de dezembro de 2013

Livro aborda Conservação da Biodiversidade com SIG (Sistemas de Informações Geográficas)

Publicação tem organização de vários profissionais, entre eles Alexandre Uezu, pesquisador do IPÊ e professor da ESCAS

Nos últimos dez anos, o acesso à tecnologia dos SIG (Sistemas de Informações Geográficas) e a disponibilidade de dados espaciais aumentaram significativamente, sobretudo em trabalhos cujo objetivo é a conservação ambiental. Entretanto, ainda existe uma grande demanda por informações e pela criação de capacidades analíticas em todas as regiões do País, especialmente naquelas em que as ações de conservação são mais urgentes. Para ajudar a suprir essa necessidade por conhecimento, a editora Oficina de Textos, lançou a publicação “Conservação da Biodiversidade com SIG”, organizada por Adriana Paese, Maria Lucia Lorini, André Cunha e Alexandre Uezu, pesquisador do IPÊ e professor do Mestrado Profissional da Escas e de cursos de atualização na área de SIG.

Por meio da apresentação de vários estudos de caso, que combinam conceitos, métodos e aplicações, com foco especial na implementação dos projetos, o livro aborda alguns temas mais importantes na área como avaliação de componentes e ameaças à biodiversidade, priorização de áreas para a conservação, restauração florestal e projetos de redução de emissões por desmatamento e degradação florestal (REDD), além de desenvolvimento de aplicativos e ferramentas para a gestão da biodiversidade e mapeamentos participativos em comunidades locais e indígenas.

O objetivo do livro é atender a pesquisadores, conservacionistas e usuários de SIG em organizações não governamentais, universidades e centros de pesquisa, empreendedores ambientais, líderes comunitários e populações indígenas.

A publicação pode ser encontrada no site: http://www.ofitexto.com.br/produto/conservacao-da-biodiversidade-com-sig.html

FONTE: http://www.ipe.org.br/ultimos-destaques/232-livro-aborda-conservacao-da-biodiversidade-com-sig-sistemas-de-informacoes-geograficas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores