30 de julho de 2013

Oportunidade - ararinha na natureza, Curaçá – BA

Empresa Contratante: SAVE Brasil
Ramo da Atividade: Conservação de Aves

A Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (SAVE Brasil) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que tem um foco especial na conservação das aves brasileiras. A SAVE Brasil faz parte da aliança global da BirdLife International presente em mais de 100 países e compartilha suas prioridades, políticas e programas de conservação, trocando informações, conhecimentos e experiências, para implementar os objetivos globais da aliança no âmbito nacional, adequando-os às necessidades do cenário brasileiro.
No Brasil, a BirdLife International iniciou um Programa em 2000 após identificar a necessidade de ações imediatas em determinadas áreas para evitar a extinção de espécies de aves criticamente ameaçadas. Foi criado então o Programa do Brasil da BirdLife International, que mais tarde, em 2004, se consolidaria na Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil, representante oficial da BirdLife no país.
Com foco nas aves, a SAVE Brasil atua para conservar os ambientes naturais e melhorar a vida das pessoas.
Seguindo os princípios da BirdLife International, a SAVE Brasil atua de maneira participativa e elabora e implementa estratégias e ações de conservação em conjunto com organizações locais e nacionais, órgãos governamentais, empresas, líderes comunitários, pesquisadores e demais instituições e membros da sociedade civil.


Missão
Preservar as aves e os ambientes naturais, por um planeta para as atuais e futuras gerações.


Dados da Vaga de Emprego


Técnico de Campo – Projeto Ararinha na Natureza A Ararinha-azul (Cyanopsitta spixii), espécie endêmica da Caatinga, é considerada uma das aves mais raras e ameaçadas do planeta. Desde o ano 2000 a espécie não é registrada na natureza, sobrevivendo apenas em cativeiro. As aves que estão em cativeiro fazem parte do programa de reprodução para a reintrodução da espécie até 2021, conforme meta definida pelo Plano de Ação para a Conservação da espécie. Os mantenedores que fazem parte do programa de cativeiro são a Al Wabra Wildlife Preservation (AWWP-Qatar), Association for the Conservation of Threatened Parrots (ACTP-Alemanha), Fundação Lymington (Brasil) e NEST (Brasil).
Neste contexto, emergiu o Projeto Ararinha na Natureza que é um esforço coletivo entre os mantenedores da espécie em cativeiro, o Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) e a Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (SAVE Brasil) com patrocínio da VALE. O principal foco do projeto é criar condições favoráveis para a reintrodução da espécie na natureza até 2017.
Em 2012 a SAVE Brasil iniciou as atividades de campo do projeto Ararinha na Natureza que visa a implementação do Plano Nacional para a conservação da ararinha-azul (Cyanopsitta spixii) no município de Curaçá, Bahia. Boa parte desse plano é focado em atividades de educação ambiental e articulação de políticas públicas para a conservação do habitat da espécie, visando a posterior reintrodução de exemplares de cativeiro.


Pré-Requisitos:
  • Curso de graduação completo na área ambiental, preferencialmente nas áreas de Ciências Biológicas ou Engenharia Ambiental.
  • Disponibilidade para trabalhar em tempo integral.
  • Disponibilidade para residir em Curaçá – BA.
  • Carteira de habilitação B.
  • Qualidades/ habilidades esperadas: Comprometimento, responsabilidade, dedicação e posicionamento ético, além de preocupação com as questões ambientais e suas possíveis soluções. Atenção e carisma ao lidar com o público-alvo e parceiros do projeto. Conhecimentos básicos sobre Conservação da Natureza. Preparo para atuar em condições rústicas de trabalho de campo. Capacidade para administrar o próprio tempo e diferentes atividades durante o período de trabalho. Criatividade, capacidade de organização, expressão de idéias e excelente comunicação verbal, incluindo capacidade de se relacionar com diversos públicos desde órgãos governamentais até comunidades rurais. Iniciativa para soluções de problemas em campo. Motivação e facilidade para trabalhos em grupo. Flexibilidade e discrição nas relações institucionais. A característica mais importante é ter uma firme vontade e disposição para trabalhar com a equipe da SAVE Brasil na conservação das aves e da biodiversidade do país, compartilhando a visão da entidade para atingir a sua missão de: “Preservar as aves e os ambientes naturais, por um planeta saudável para as atuais e futuras gerações”.


Atribuições e Responsabilidades:
Atribuições do Técnico de Campo:
  • Atuar como articulador local para realização das atividades do projeto.
  • Realizar atendimento ao público na sede do projeto.
  • Auxiliar em atividades de campo.
  • Planejar, organizar e executar atividades de educação ambiental e disseminação dos resultados do projeto.
  • Elaborar relatórios técnicos.
  • Implementar o plano de trabalho do projeto junto ao técnico de mobilização e coordenador.


Tipo de Vaga: Profissional – Emprego
Perfil Profissional: Biologia, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, afins
Vagas: 01 vaga
Salário: Não Informado/ A Combinar
Regime de Contratação: CLT

Envio de currículos até dia 06 de Agosto de 2013


Imprescindível atender todos os requisitos solicitados pela empresa.Por gentileza, somente enviar currículo profissionais que se encaixem no perfil,
de forma a economizar seu tempo e do recrutador.


Interessados que se encaixem no perfil acima devem encaminhar os documentos listados em anexo e no corpo da mensagem A/C Tatiana Pongiluppi para tatiana.pongiluppi@savebrasil.org.br (E-mail corporativo confirmado ✓) com cópia para Edson Ribeiro (edson.ribeiro@savebrasil.org.br) sob o Assunto: “CV + formação profissional + cidade que reside”. | Contato somente por email.


Documentos Necessários:
  • Currículo com pretensão salarial
  • O currículo deve acompanhar uma Carta de Intenções, de uma página, onde o candidato deverá apresentar porque gostaria de trabalhar na SAVE Brasil (www.savebrasil.org.br) e no projeto Ararinha na Natureza em Curaçá

Localização da Vaga

Cidades: Curaçá – BA
Estado: Bahia (BA)

Seguidores