3 de maio de 2013

Projeto Água abre inscrições para vários cursos sobre recursos hídricos

chamada
Outorgas de direito de uso de recursos hídricos, governança da água na América Latina e monitoramento da qualidade das águas em rios e reservatórios. Estes são alguns dos temas dos oito cursos do projeto Água – Conhecimento para Gestão que estão com inscrições abertas. No total, são oferecidas 430 vagas para capacitações gratuitas principalmente na modalidade a distância. O projeto é uma parceria entre Agência Nacional de Águas (ANA), Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (FPTI) e Itaipu Binacional.
 
Com inscrições abertas até 28 de abril, o curso de Monitoramento da Qualidade da Água em Rios e Reservatórios será o único com vagas para alunos brasileiros e estrangeiros que falem espanhol num total de 30 vagas. A capacitação também será a única que mesclará aulas a distância com aulas presenciais em Foz do Iguaçu (PR) entre 14 e 16 de junho. O público-alvo é formado por técnicos e profissionais vinculados a órgãos gestores de recursos hídricos em fase de treinamento para instalar e operar equipamentos da rede nacional de monitoramento da qualidade da água. As atividades acontecerão de 6 de maio a 23 de junho.
 
Também com inscrições até o dia 28, o curso Gestão Territorial para Recursos Hídricos com Software Livre de Código Aberto oferece 60 vagas para técnicos e profissionais vinculados a órgão gestores de recursos hídricos. Com aulas entre 6 de maio e 16 de junho, a capacitação tem o objetivo de oferecer aos alunos uma análise dos dados geográficos para gestão territorial de recursos hídricos através de software livre, enfatizando o uso de ferramentas de geoprocessamento e sensoriamento remoto.
 
Único com inscrições até 1º de maio, o curso Governança da água na América Latina tem 40 vagas. A capacitação busca possibilitar que os alunos compreendam o papel das diferentes instituições e os instrumentos adotados na gestão de recursos hídricos internacional, sobretudo na América Latina, identificando suas origens e formas de negociação visando ao correto processo de utilização e suas devidas conexões para a boa governança hídrica. As aulas estão marcadas para o período de 6 de maio a 16 de junho.
 
Os demais cinco cursos recebem inscrições até 5 de maio, oferecem 60 vagas cada um, estão previstos para acontecer entre 20 de maio a 23 de junho e são voltados a membros de comitê de bacia e agentes gestores. As capacitações abordam os seguintes temas: Alternativas Organizacionais para Gestão dos Recursos Hídricos, Comitê de Bacia: O que É e o que Faz?, Comitê de Bacia: Práticas e Procedimentos, Outorga do Direito de Uso dos Recursos Hídricos e Plano de Recursos Hídricos e Enquadramento de Corpos de Água.
 
O Projeto
 
O projeto Água – Conhecimento para Gestão é um convênio entre a ANA, a FPTI e a Itaipu Binacional. O objetivo da iniciativa é desenvolver ações de comunicação, difusão, mobilização social, capacitação e educação para a gestão de recursos hídricos no Brasil e demais países da América Latina. São 24 cursos de capacitação complementar, além de ferramentas de educomunicação que atingirão 300 mil pessoas até julho de 2014.
Texto:Ascom/ANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores