29 de abril de 2013

CEMAVE e ESEC Raso da Catarina selecionam voluntários


 
cemave voluntariado internaCabedelo-PB (29/04/2013) - O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (CEMAVE/ICMBio) e a Estação Ecológica (ESEC) do Raso da Catarina, sediada em Paulo Afonso (BA), anunciam que já estão abertas as inscrições para a seleção do Programa de Voluntariado.

Com apoio da Fundação Biodiversitas e da Serra Branca Lear's Foundation, a iniciativa tem como objetivo preparar estudantes universitários e a comunidade local para contribuírem nas ações realizadas pelo centro e a unidade de conservação (UC), ambas geridas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), aproximando a sociedade da gestão de áreas protegidas. Além disso, também vai ao encontro dos objetivos do Plano de Ação Nacional (PAN) para a Conservação da Arara-Azul-de-Lear – que está em sua 2a edição, publicada em 2012 –, buscando o envolvimento das comunidades da área de ocorrência da espécie na sua conservação.

São oferecidas 40 vagas em duas linhas de trabalho: monitoramento populacional de espécie ameaçada (Censo da Arara-Azul-de-Lear) e monitoramento da avifauna em unidades de conservação federais (abrangendo a Floresta Nacional de Contendas do Sincorá e a Estação Ecológica do Raso da Catarina, localizadas na Bahia, além da Reserva Biológica Guaribas e a Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo, ambas na Paraíba).

A principal atividade a ser desenvolvida pelos voluntários são estimativas populacionais, com a oportunidade de conhecer métodos de contagem e captura de aves, além da fantástica biodiversidade regional. O trabalho voluntário tem duração de junho a dezembro, com carga horária mínima de 72 horas/mês. Após a seleção dos inscritos haverá a capacitação dos métodos por meio da participação dos selecionados nas atividades habitualmente desenvolvidas pelos servidores do ICMBio.

O Programa de Voluntariado não gera qualquer vínculo empregatício entre as partes, sendo voltado para toda a comunidade. Os interessados devem necessariamente satisfazer os seguintes requisitos:
I - ter mais de 18 anos;
II - possuir carteira de identidade ou qualquer outro documento público de identificação;
III - não apresentar pendências junto aos órgãos ambientais de meio ambiente.

Os interessados têm até o dia 12 de maio para realizar a inscrição no processo seletivo. Para acessar o formulário de inscrição, clique aqui.




Comunicação ICMBio Nordeste
(83) 3245-2847 / 3245-1927


Seguidores