7 de maio de 2013

Inema abre curso para formação de brigadistas voluntários 

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e o Corpo de Bombeiros Militar iniciam, na próxima segunda-feira (06), o treinamento para formação de brigadas de combate aos incêndios florestais no estado. Com carga horária de 40h o curso tem o objetivo de treinar voluntários e orientar os moradores das regiões mais afetadas sobre técnicas de combate e prevenção aos incêndios.


A ação faz parte da Operação Bahia sem Fogo, do Governo do Estado, que acontece sempre no período que antecede à seca no interior do Estado (julho a dezembro), quando é registrado o maior índice de queimadas. Em 2013 o curso será realizado em municípios baianos da região Oeste, Chapada Diamantina e Semiárido.


De acordo com a coordenadora de campo do Inema, Fabíola Cotrim, o treinamento tem como público alvo, servidores municipais, agentes comunitários, lideranças locais, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, associações e organizações não governamentais. “Será um trabalhado de inclusão e fortalecimento de grupos organizados da sociedade civil quanto à importância de garantir a preservação da biodiversidade”, pontuou.


Os participantes receberão, durante uma semana, orientações referentes ao comportamento do fogo, impactos ambientais dos incêndios florestais, noções de primeiros socorros, legislação ambiental, conhecimento e manuseio de equipamentos, entre outros. Como palestrantes a técnica em Fiscalização do Inema, Fabíola Cotrim, o Capitão Murilo Rocha e o Tenente Coronel Miguel Filho, especialista em incêndios florestais


Este curso conta com uma programação diferenciada com destaque para a temática sobre educação ambiental, elaborada pela equipe da Diretoria de Educação Ambiental para a Sustentabilidade (Dieas), da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), que tem como palestrantes as técnicas Silvani Honorato e Amélia Santos, além da técnica em Fiscalização do Inema, Fabíola Cotrim, do Capitão Murilo Rocha e o Tenente Coronel Miguel Filho, especialistas em incêndios florestais.


Campanha - A Bahia sem Fogo é coordenada pela Sema, que integra e coordena o Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Bahia – formado por representantes de nove Secretarias estaduais, além de instituições municipais e federais. A campanha tem como foco a mobilização das comunidades em todo território baiano, inicialmente nas regiões da Chapada e do Oeste devido às queimadas e incêndios florestais registrados durante o período de estiagem.


Cronograma dos cursos por cidade:
06 à 10/05    Municipio de Pindobaçu               
13 à 17/05     Municipio de Senhor do Bonfim 
20 á 24/05     Municipio de Santo Amaro                      
03 á 07/06     Municipio de Barreiras                 
10 à 14/06     Municipio Angical              
17 à 21/06     No reduto Aticum - Indigena                   
25 à 29/06     Tabocas do Brejo Velho   
01à 05/07      Santa Maria da Vitória                  
15 à 19/07     Municipio de Jaborandi                
22 á 26/07     Municipio de Iraquara            
29 à 02/08     Municipio de Lençóis  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores