BirdLife International completa 90 anos!

Idéias podem mover o mundo, mas isso acontece apenas quando pessoas agem sobre elas. Foi exatamente isso o que aconteceu no dia 20 de junho de 1922, quando um grupo notável de pessoas de diferentes países se reuniu em Londres na casa do ministro das Finanças do Reino Unido.
            

       Unidos devido sua paixão pelas aves, eles concluíram que a única resposta eficaz para o crescente comércio de penas de aves selvagens ou as ameaças às aves migratórias que atravessam os continentes seria uma ação coordenada internacional.

    Este foi o nascimento da primeira organização de conservação internacional, como o professor Kay Curry-Lindahl décadas mais tarde descreveu no Conselho Internacional para a Preservação das Aves (que mais tarde evoluiu para BirdLife International).

       Nas décadas seguintes o mundo ficou mais povoado e industrializado, o que resultou em problemas maiores e mais complexos em relação à natureza. Esses problemas necessitavem de uma resposta coordenada ainda maior - uma visão que os líderes mundiais presentes na Cúpula da Terra da Rio + 20 devem seguir.

    Essa necessidade resultou na criação da BirdLife International, em 1993, hoje a maior parceira de organizações nacionais de conservação em 116 países.Unidos por uma visão comum, a Birdlife representa hoje uma parceria global para ações locais e impactos globais.

      “O 90º aniversário da BirdLife International é uma oportunidade para refletir sobre o que conseguimos juntos e ajudar-nos a focar no futuro que queremos", ressalta o Dr. Marco Lambertini, executivo-chefe da BirdLife.

    "Muita coisa mudou em noventa anos, mas os fundamentos são os mesmos. A justificativa para a colaboração internacional só tem crescido e por isso a necessidade crucial de fortalecer a capacidade local de conservação em todo o mundo. Hoje parece tudo tão lógico, mas isso foi realmente visionário", completa Dr. Lambertini.

     Conservacionistas ativos, antes numerados em dezenas, hoje são contados em milhões. Nós todos temos uma dívida com essas pessoas que se uniram para formar esse grupo ao meio-dia de 20 de junho de 1922.