24 de outubro de 2012

Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências


O Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências (GRUPEC) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) realizará nesta quinta-feira, dia 25 de outubro, das 13h30 às 17h00, no Auditório Jorge Amado, mais uma atividade dos Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências. Trata-se da palestra intitulada "A Evolução Biológica na Educação Básica: o que nos dizem as pesquisas brasileiras da área de ensino de Ciências?", a ser proferida pelo professor Mário Cézar Amorim de Oliveira.

Este evento faz parte de um projeto que visa colaborar na promoção, divulgação e debate sobre os principais temas e pesquisas em Ensino de Ciências, sendo de interesse de licenciandos, pesquisadores, professores e pós-graduandos que atuam nesta área.

Para mais informações, consulte: http://www.uesc.br/eventos/saec/

Resumo: Nada faz sentido em Biologia exceto à luz da evolução, afirmou Theodosius Dobzhansky em famoso ensaio de 1973; assim, considerando a centralidade da evolução biológica para as ciências da vida e seu caráter integralizador do currículo da biologia escolar, o principal objetivo dessa apresentação é problematizar o ensino desse tema na educação básica brasileira, a partir da apresentação de um estado da arte das pesquisas acadêmicas (dissertações e teses) e científicas (artigos publicados em eventos e periódicos) da área de ensino de Ciências acerca do ensino de evolução biológica.

Mário Cézar Amorim de Oliveira é  Professor Assistente da área de Ensino de Biologia, lotado no Departamento de Ciências Biológicas (DCB) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Representante da área junto ao Colegiado de Educação à Distância do Curso de Licenciatura em Biologia (Bio-EaD/UESC). Possui experiência em Ensino de Ciências Naturais (Ensino Fundamental), Biologia e Práticas de Laboratório de Ciências (Ensino Médio) e na docência no Ensino Superior (UFC e UESC). Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 2000), especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio, pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA, 2001) e mestre em Educação Científica e Tecnológica, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2011). Pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos em Ensino de Genética, Biologia e Ciências (NUEG-UFSC), com interesse nas linhas de pesquisa: Ensino de Biologia, especialmente dos temas Origem da Vida e Evolução Biológica; Estado da Arte da Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia; Temas Controversos na educação científica e Formação de Professores de Ciências e Biologia.

Seguidores