26 de outubro de 2012

Exposição Agropecuária de Ipiaú tem foco na agricultura familiar sulbaiana
Destaque para a agricultura familiar

Crédito: Arquivo

A Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir) e a CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional) participam, no período de 20 a 28 deste mês, no Parque de Exposições José Thiara, a 353 quilômetros de Salvador, da 24ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial do município de Ipiaú e Região.
O evento, que reúne produtores rurais e vários técnicos ligados à agricultura familiar, quer fortalecer a produção e a comercialização de produtos agropecuários em busca do desenvolvimento sustentável. A Exposição traz novamente  este ano como parte integrante do evento a 6ª Feira Itinerante da Agricultura Familiar com a participação de expositores de cidades circunvizinhas que trouxeram seus produtos para comercialização na área do Parque de Exposições José Thiara.
A 24ª ExpoIpiaú tem o apoio do Governo do Estado, Federação da Agricultura do Estado da Bahia, Prefeitura Municipal de Ipiaú, de várias empresas e do SEBRAE, sendo realizado pela Aproleite e Sindicato Rural de Ipiaú. São também parceiros do evento o SENAR, Banco do Nordeste, ADAB, EBDA, SEAGRI, Banco do Brasil, ACI e CEPLAC, entre outros.
Durante a ExpoIpiaú, acontecem o 1º Leilão de Gado Girolando, a inauguração do Hipódromo Antônio Ferreira Pimentel, cavalgada, cursos, palestras técnicas, Feira de Animais, Ranking de Raça, equiprovas, rodeios e shows musicais.
A economia de Ipiaú, como a de toda a região cacaueira, tem por carro chefe a lavoura do cacau. A indústria está em expansão, destacando-se duas fábricas de polpas de suco e, em 2008, um grupo australiano de mineração se instalou próximo ao município e vem explorando níquel na região. Destaca-se ainda a pecuária extensiva, respaldada pelo rico solo massapê.                           

Agricultura Familiar - A Sedir/CAR vem trabalhando para fortalecer a agricultura familiar na Bahia, com apoio aos produtores rurais e estímulo ao desenvolvimento de projetos de geração de renda e incremento da produção, sobretudo, voltados às comunidades na zona rural, atendendo 407 municípios baianos.
Para alavancar o desenvolvimento regional e a inclusão socioprodutiva, a CAR executa programas de combate à pobreza rural reconhecidos por organismos internacionais como o FIDA (Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola) e o Banco Mundial (Bird), a exemplo do Produzir, Gente de Valor, Mata Branca e Quilombolas que empreendem ações em populações consideradas com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

Seguidores