De 20/10 a 13/11, o Projeto BTS do Instituto Kirimurê promoverá a Semana Kirimurê 2012, um conjunto de ações de pesquisa, extensão e ensino que tem como objetivo levantar discussões a respeito da Baía de Todos os Santos. O intuito é chamar a atenção da sociedade e dos governantes para os principais problemas da região e suas possíveis soluções.
Durante a Semana, o grupo de pesquisa do Instituto Kirimurê buscará aproximar as comunidades locais, gestores públicos, pesquisadores e estudantes, promovendo entre eles a troca de conhecimentos e despertando o interesse dos mais jovens para a ciência. Além disso, a equipe pretende apresentar à sociedade os resultados de pesquisas sobre a Baía de Todos os Santos desenvolvidas no âmbito do Programa de Pesquisa Multidisciplinar Baía de Todos os Santos, apoiado pela FAPESB.
Confira a Programação da Semana Kirimurê:
De 29 a 31 de outubro
SEMINÁRIO SUSTENTABILIDADE, DESENVOLVIMENTO REGIONAL E RECURSOS NATURAIS
Local: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – Salvador
O Seminário “Sustentabilidade, Desenvolvimento Regional e Recursos Naturais” tem como objetivo proporcionar o debate sobre as relações entre sustentabilidade, desenvolvimento regional e recursos naturais, evidenciando limites e possibilidades do desenvolvimento ambientalmente responsável. Para tanto, o evento contará com a realização de palestras, mesas redondas e, sobretudo, apresentação de trabalhos nas modalidades de comunicações orais e pôsteres. Dentre as palestras previstas estão a de pesquisadores do Centro de Desenvolvimento sustentável da UNB, da Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia, do Projeto Baía de Todos os Santos, dentre outros.
De 31 de outubro a 01 de novembro
SEMINÁRIO UNIVERSIDADE – SOCIEDADE
Local: Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) – UFRB Cachoeira
O Seminário Universidade – Sociedade tem o objetivo de favorecer 1) a discussão e a troca entre docentes pesquisadores e discentes, representantes dos governos locais e sociedade em geral sobre a relação entre a universidade e a sociedade, de modo que o conhecimento gerado pela universidade possa ser útil, especialmente para as comunidades em seu entorno e 2) a discussão e o aprimoramento de meios e produtos que aproximem a universidade da sociedade em ações de pesquisa, extensão e formação, Além de palestra, mesa redonda e comunicações orais e em pôster, o Seminário contará também com a exposição de produtos criados e utilizados na e para a interação entre universidade e sociedade, nas suas múltiplas formas, como vídeos, cartilhas, tecnologias, dentre outros. Durante o Seminário será lançado o piloto da série de animação Turminha Kirimurê.
De 12 a 13 de novembro
SEMINÁRIO ESTUDO MULTIDISCIPLINAR BAÍA DE TODOS OS SANTOS
Local: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia
O Seminário “Estudo Multidisciplinar Baía de Todos os Santos” reúne a apresentação dos resultados de pesquisa conduzida nos eixos Oceanografia, Recursos Naturais e Biodiversidade, Educação, Artes, e História e Cultura que integram o Estudo que lhe confere o nome. Em 2012, o Estudo Multidisciplinar completa cinco anos. O Seminário é uma oportunidade de discussão dos seus resultados e da avaliação do Projeto BTS.
Maiores informações: www.btsinstitutokirimure.ufba.br ou por e-mail: kirimure2012@gmail.com
Fonte: Ascom/Fapesb com informações do Instituto Kirimurê