25 de outubro de 2012

Álbum Seriado Bahia sem Fogo é distribuído para 33 Direcs

 
Um encontro formativo promovido pelo Órgão Gestor da Política Estadual de Educação Ambiental, coordenado pelas secretarias estaduais da Educação (SEC) e do Meio Ambiente (Sema), marcou a primeira ação do Órgão com a entrega do Álbum Seriado de Educação Ambiental Bahia sem Fogo. O encontro, que prossegue até amanhã (25), no hotel Villa Mar, em Salvador, reúne cerca de 100 técnicos das duas secretarias, professores e representantes das 33 Diretorias Regionais de Educação (Direc), do Estado.

A diretora de Educação Ambiental da Sema, Zanna Matos, destacou o momento importante para a Política Estadual de Educação Ambiental. “Um dos objetivos é concretizar a gestão da política e interrelacionar materiais os didáticos, como o álbum Bahia sem Fogo. É um momento oportuno para associar a temática na perspectiva da prevenção dos incêndios e queimadas com as escolas”. Ela adiantou que a Sema e a SEC iniciarão, ainda este mês, a distribuição do álbum para 1.460 escolas. “Esse material servirá como apoio para que os professores trabalhem a temática”, disse.

A superintendente de Educação Básica da SEC, Amélia Maraux, destacou a importância da articulação entre as duas secretarias. “As ações de meio ambiente não encontram eco se não forem, precisamente, por meio da educação, que é onde ocorre a formação da consciência sustentável. Essa parceria é fundamental para que o projeto de um estado sustentável ocorra de forma efetiva. Estes estudantes têm que ser cidadãos e a cidadania passa por essa transversalidade de conteúdos”, defendeu.

Álbum Seriado – A ideia de produzir o álbum surgiu por uma demanda do Comitê Estadual de Combate a Incêndios, com o intuito de proporcionar informação ambiental e qualificar o trabalho de prevenção e combate ao fogo. Segundo a coordenadora de Gestão Pedagógica da Sema, Silvani Honorato, a oficina para entrega do material instrumentaliza o professor para que ele possa disseminar a informação. “O álbum é autônomo e oferece isso para que o professor possa criar e recriar suas aulas”, finalizou.

O encontro também serviu para disseminar informações sobre a realização da IV Conferencia Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que será realizada em 2013. “Um dos temas abordados no encontro será o fogo. Percebo que este é um momento oportuno para ampliar essa discussão com as escolas, de associar a temática na perspectiva da prevenção dos incêndios e queimadas”, defendeu Zanna.

Órgão Gestor – Instituído pelo Decreto nº 13.746, de 08 de março de 2012, o Órgão Gestor da Política Estadual de Educação Ambiental regulamenta o Art. 33 da Lei nº 12.056/2011, que institui a Política de Educação Ambiental no Estado e é coordenado pelas secretarias estaduais da Educação (SEC) e do Meio Ambiente (Sema).


Fonte: Ascom/Sema

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores