10 de outubro de 2011

Ceplac vai ampliar cooperação com instituto de pesquisa francês


Missão francessa é recebida por pesquisadores da Ceplac
O Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), vai intensificar a cooperação com o Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad, na sigla em francês). O anúncio foi feito quinta-feira (6), durante a visita dos doutores Daniel Barthelemy, diretor do Departamento de Sistemas Biológicos, Sylvie Lewick-Dhainaut, vice-diretora da Unidade de Pesquisa e Melhoramento Genético de Plantas e Adaptação Mediterrâneo e Tropical, e Bernard Mallet, diretor regional do Cirad no Brasil.
Na visita, os pesquisadores franceses foram recebidos pelo chefe do Cepec, Adonias de Castro Virgens Filho, quando se avaliou o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de genética e biologia molecular realizada através da cooperação com o Cirad. Na oportunidade foram apresentados avanços em pesquisas com biologia molecular mostrando estudos de diversidade genética, acessos ao banco de germoplasma de cacau, biologia de fitopatógenos com ênfase para aspectos genéticos evolutivos de populações e estudos das interações entre genótipos de cacau e isolados de fungos.
Também foram mostrados trabalhos com marcadores moleculares para resistência e outras características de interesse e o genoma funcional de fontes de resistência da vassoura-de-bruxa. Os resultados foram apresentados pelos pesquisadores Karina Peres Gramacho, da Ceplac, e Didier Clement, Cirad/Ceplac, e discutidas pesquisas relativas à interação com área de genética, com destaque à seleção de novas variedades de cacau com uso de marcadores moleculares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores