13 de setembro de 2010

UCSAL

Pós-Graduação
• Seleção 2011.1 dos Mestrados e Doutorado da UCSal. Consulte os editais.

Extensão
• Confira os cursos que estão com inscrições abertas.

Pesquisa
• ECOA seleciona estudantes para estágio voluntário.

Site: http://www.ucsal.br/

Seminário Internacional
Crise global e desigualdades: dilemas e desafios
Mestrado em Políticas Sociais e Cidadania
Universidade Católica do Salvador
24 a 26 de novembro de 2010


O Mestrado em Políticas Sociais e Cidadania da Universidade Católica do Salvador (UCSal) realizará, de 24 a 26 de novembro de 2010, em Salvador/Ba, o III Seminário Políticas Sociais e Cidadania [Seminário Internacional], e convida a comunidade científica e especialistas em políticas sociais a participarem deste evento.

O evento dá continuidade a uma iniciativa criada em 2007 pelo Mestrado de Políticas Sociais e Cidadania da UCSal, voltada para a constituição de um espaço regular de intercâmbio e disseminação da produção acadêmica com vistas à discussão de aspectos críticos relativos à agenda social brasileira e às políticas públicas voltadas para a cidadania.

Nucleado este ano na temática Crise global e desigualdades: dilemas e desafios, o evento avança numa perspectiva internacional e comparativa, contemplando mudanças do Estado social brasileiro na interface com outros países, especialmente da América Latina. Busca discutir a implementação, gestão e avaliação de políticas sociais, e analisar a sua eficácia sobre os direitos da cidadania. Como nas edições anteriores, o evento contará com convidados de reconhecido mérito e notória contribuição crítica na temática, da comunidade nacional e internacional.

O III Seminário tem como público-alvo pesquisadores dos programas de pós-graduação da área de políticas sociais e da cidadania, tanto do corpo docente quanto discente; e agentes públicos e sociais responsáveis pela implementação de políticas sociais nas esferas governamentais e em organizações não-governamentais, particularmente aquelas relacionadas à assistência social, saúde, educação, desenvolvimento social, atenção à infância, adolescência e velhice, geração de emprego e renda, acesso à justiça e demais ações voltadas para a afirmação da cidadania.

Profa. Dra. Ângela Borges
angelamc@ucsal.br
Coordenadora do Mestrado Políticas Sociais e Cidadania




II Seminário Internacional em Família Contemporânea: Natureza e Cultura

O II Seminário Internacional em Família Contemporânea: Natureza e Cultura é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Família na Sociedade Contemporânea da Universidade Católica do Salvador/UCSal, que mobiliza suas redes de investigação junto aos centros de pesquisa dedicados ao tema. Visa reunir pesquisadores dos âmbitos internacional e nacional para enfrentar os desafios da teorização, da compreensão e da experiência empírica com pesquisa acerca do objeto família. O foco entrelaça natureza e cultura no debate sobre a família. Trata-se de uma reunião científica que tem como meta promover o diálogo entre pesquisadores oriundos de centros de pesquisa avançados de instituições como a Universidade Católica de Milão e a Universidade de Bolonha, a Universidade Federal de Minas Gerais, a Universidade Federal da Bahia, a Universidade de São Paulo, , a PUC-RJ, a Universidade Federal de Sergipe, a Universidade Federal de Pernambuco, a Universidade Federal de Santa Catarina, o Instituto Papai e o IBDFAM que se dedicam a efetivar, em perspectiva comparada, pesquisas sobre as transformações na estrutura familiar contemporânea, sobre a constituição de seus membros, sobre os vínculos que são tecidos em seu interior, sobre as modalidades de subjetivação e sujeição que no seu seio são promovidas e/ou projetadas.

De que maneira os estudiosos das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas têm se debruçado sobre esse conjunto de mudanças, sobretudo considerando as dimensões naturais e culturais da família? Fato é que a crise social promovida pela desmontagem do Welfare State e a tendência de muitos governos em delegar à família o ônus de cuidados considerados até então como compromissos dos Estados Nacionais com os seus cidadãos; o declínio das ideologias que consideravam a família como lugar de opressão e mecanismo de reprodução das desigualdades sociais; e finalmente a emergência nas últimas 3 décadas de configurações familiares inéditas que conferem apoio à tese de que a multiplicidade da organização familiar avança, tendem a considerá-la um mero invento histórico, uma manifestação exclusiva da cultura.

O II Seminário Internacional se alinha a vozes do universo científico que tendem a olhar a família com mais acuidade. Busca repensar uma definição unívoca da família. Essa decisão teórico-metodológica decorre do fato de que se destacam, nas pesquisas sociais e humanísticas, importantes conexões e interfaces a respeito da família considerando-a lócus fundamental da construção dos laços societários, como centro de produção da estruturação psíquica básica, como unidade social de pertencimento, fatores que parecem funcionar como pêndulo entre uma dimensão cultural que caracteriza a família, bem como a outra dimensão de natureza que a constitui. Portanto, uma problematização relevante da família contemporânea a partir da Saúde Coletiva e do Direito, da Educação à Comunicação, da Antropologia à História, das Ciências Políticas à Filosofia e Psicologia, solicita uma atenção que integre elementos naturais e culturais, necessariamente presentes na família.




XIII Semana de Mobilização Científica – SEMOC
Maiores informações podem ser obtidas através do e-mail semoc@ucsal.br ou pelos telefones (71) 3203-8973 e 3203-8970.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores