13 de setembro de 2010

Educadores Pela Sustentabilidade

A Organização das Nações Unidas (ONU) está promovendo, entre os anos de 2005 a 2014, a Década Para o Desenvolvimento Sustentável. E no período de 29 de novembro a 10 de dezembro de 2010, ocorrerá a próxima reunião sobre o clima, COP 16, que será realizada em Cancun, no México, um ano depois do fracasso de Copenhague.

Educadores espanhóis e de países de língua espanhola e portuguesa – entre os quais professores vinculados à Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em conjunto com estados ibero-americanos e a OEI (Organização dos Estados Ibero Americanos), estão unidos no movimento Educadores pela Sustentabilidade e trabalhado em favor dos objetivos da Década. Diversas publicações, textos, leituras e boletins estão disponíveis no site: www.oei.es/decada , com a intenção de fornecer elementos importantes para a educação em todos os níveis.

“A razão desta promoção é o fato de estarmos vivendo uma situação de autêntica emergência planetária marcada por toda uma série de graves problemas estreitamente relacionados: contaminação e degradação dos ecossistemas, esgotamento dos recursos, crescimento descontrolado da população mundial, desequilíbrios insustentáveis, conflitos destrutivos, perda da diversidade biológica e cultural, entre outros”, afirma a professora Viviane Briccia do Nascimento.

Segundo a professora, é necessário, por isso, assumir um compromisso para que toda a educação, tanto formal como informal, preste uma atenção sistemática à situação do mundo, com a finalidade de proporcionar uma percepção correta dos problemas e de fomentar atitudes e comportamentos favoráveis para que se alcance um desenvolvimento sustentável.

Leia o manifesto dos educadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores