13 de setembro de 2010

Novos métodos para o ensino da Botânica

por Carlos Almeida Santos

Após longo período de pesquisas sobre o ensino da Botânica em sala de aula, professores do Departamento de Ciências Biológicas (DCB) da Uesb, campus de Jequié, descobriram que existe um número muito grande de alunos, principalmente do Ensino Médio, que tem aversão à temática. Os pesquisadores perceberam também que um dos principais motivos é o método utilizado em sala de aula, onde existe muita teoria e pouca prática.

Para auxiliar os professores do Ensino Médio, bem como incentivá-los ao uso de atividades práticas, inclusive entrando em contato com a natureza, o DCB criou o projeto de extensão “Ensinando a Aprender Botânica no Ensino Básico”. Coordenado pela professora Guadalupe Edilma Lincona de Macedo, o projeto visa por em prática novas estratégias metodológicas para melhorar o processo de ensino-aprendizagem, reorganizando conteúdos e elegendo um conjunto de temas que são relevantes para o aluno.

Como novidade para os professores que lidam no dia-a-dia com a disciplina, a primeira atividade do projeto é oferecer aos municípios de Jequié, Itiruçu, Maracás, Itagi, Jaguaquara e Ipiaú, nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro de 2010, o “Curso de Novas Práticas e Metodologias para o Ensino de Botânica”. O objetivo é promover mudanças na maneira de ensinar e aprender melhor a Botânica em sala de aula. As principais abordagens são sobre os temas Anatomia Vegetal, Fisiologia Vegetal, Sistema Vegetal e Meio Ambiente, e Conservação.

A programação do curso nas cidades já está definida e os interessados podem efetuar as inscrições na página da Uesb. Dias 20 e 21 de setembro, na cidade de Itiruçu; 9 e 10 de setembro, em Maracás; 17 e 18 de setembro, em Jaguaquara; 8 e 9 de outubro, é a vez de Itagi; e 5 e 6 de novembro, serão contemplados os estudantes de Ipiaú. Após preencher a ficha de inscrição, o participante deve enviar uma cópia para o e-mai: ensinarbotanica@gmail.com.

Mais informações, pelo telefone (73) 3528-9659, no Herbario do campus da Uesb em Jequié, com a bióloga Maria da Glória. Confira o site aqui.

Assessoria de Comunicação

Um comentário:

  1. Gostei muito dessa iniciativa, pois é realmente verdade, os alunos não gostam dessas temáticas. Estou de acordo com a proposta de vocês. Creio que eles passarão a gostar das mesmas quando as conhecerem,ainda mais se vierem acompanhadas de novas propostas, bem didáticas. Boa sorte!

    ResponderExcluir

Seguidores