14 de setembro de 2010

Operação de combate a incêndios no Cerrado

A operação de combate aos incêndios florestais no Cerrado baiano continua na Região Oeste e os resultados começam a aparecer, a exemplo do município de Formosa do Rio Preto, que chegou a apresentar 257 pontos de calor e, após o início da operação este número foi reduzido a 158, segundo informações do Corpo de Bombeiros.

Nesta sexta-feira (10), o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, esteve novamente na região, onde se encontrou com os prefeitos de Santa Rita de Cássia e Formosa do Rio Preto. "Viemos apoiar o pessoal que está trabalhando no combate, como os bombeiros, prefeituras, brigadistas, funcionários da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Instituto do Meio Ambiente e Ingá. Além disso, fizemos uma reunião com prefeitos para articular ações conjuntas, parcerias emergenciais e outras de caráter permanente que daqui para frente precisam ser adotadas, no que diz respeito a políticas para os incêndios florestais e desmatamento ilegal”, destacou.

O Tenente Coronel, Carlos Miguel de Almeida Filho, que comanda a operação, informa que um reforço de 40 homens do Corpo de Bombeiros e mais 30 soldados do exército estão se instalando nas cidades que registram maior número de focos de calor, a exemplo de Barreiras, Santa Rita de Cássia e Formosa do Rio Preto. “Fazemos um monitoramento dos focos através de satélite e sobrevoamos a região apontada para confirmarmos a informação, o combate tem sido permanente, tem diminuído, mas a situação ainda é crítica”, explicou.

O Coronel Miguel diz ainda que os complicadores desta situação são o vento, a falta de chuvas, a baixa umidade e, sobretudo, o acesso. “Em alguns locais o carro não passa e nós temos que andar bastante para nos aproximarmos do incêndio, mas acredito que com este reforço de homens o trabalho será mais eficiente”, ressalta.

O Instituto do Meio Ambiente está com duas equipes permanentes de fiscalização participativa na região. De acordo com a técnica Fabíola Cotrim, além de dar apoio às ações de combate, as equipes estão orientando as comunidades sobre novas formas de cultivo do solo, informando sobre a legislação ambiental e o fortalecimento de grupos organizados, com o objetivo de minimizar os focos de incêndios.

Entre os dias 8 e 9 de setembro, o levantamento dos pontos de calor registrados pelo Corpo de Bombeiros foram os seguintes: 158 em Formosa do Rio Preto, 107 em São Desidério, 77 em Santa Rita de Cássia, 54 em Jaborandi, 26 em Riachão das Neves, 19 em Barreiras, 18 em Correntina, 11 em Pilão Arcado, dentre outros, dados que demonstram uma diminuição dos pontos de calor.

Fonte: Ascom/Sema

2 comentários:

  1. Muito bom seu site!!! Parabéns!!

    Matérias muito interessantes!!

    Tenho um blog sobre Meio Ambiente e Natureza!
    Visite!
    http://blogvejaavida.blospot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Wagner.
    Vou visitar seu blog, sim.

    ResponderExcluir

Seguidores