16 de novembro de 2009

Operação desmonta três serrarias ilegais no baixo sul da Bahia

Salvador (16/11/2009) – Uma operação conjunta do Ministério Público Estadual da Bahia, Ibama, Polícia Civil e Companhia de Polícia de Proteção Ambiental da Polícia Militar baiana fechou três serrarias que utilizavam madeira retirada ilegalmente da Mata Atlântica no sul do estado. A operação, realizada nos municípios de Camamu, Ituberá, Piraí do Norte e Nilo Peçanha teve o apoio de ONGs e Prefeituras Municipais.

Durante a Operação foram lavrados nove Autos de Infração totalizando mais de R$ 100 mil em multas. Foram apreendidos 156 m³ de madeiras de diversas espécies da Mata Atlântica, 01 caminhão além das máquinas e equipamentos como serra fita, motor, carrinho para toras e serra circular, proveniente das serrarias clandestinas.

Realizada em dois períodos de uma semana, nos meses de setembro e outubro de 2009, a Operação Madeira de Lei, que tinha como objetivo intensificar as ações de combate a exploração ilegal da Mata Atlântica, tendo como alvo irregularidades identificadas em levantamentos realizados pelas equipes de inteligência dos órgãos envolvidos. As equipes de fiscalização atuaram nos alvos predefinidos, identificando os responsáveis por desmatamentos, transporte ilegal de madeira, armazenamento e comercialização de madeiras nativas da Mata Atlântica e ainda pelo funcionamento de três serrarias clandestinas que foram desmontadas.

As máquinas e equipamentos foram retirados das três serrarias com a utilização de caminhões “munck” e os produtos florestais apreendidos foram retiradas em carretas. As máquinas, equipamentos e madeiras apreendidos foram depositados no Posto do Ibama em Ituberá e no Pátio da Secretaria de Transporte do município.

As serrarias e duas marcenarias tiveram as atividades embargadas, bem como uma área de cinco hectares de Mata Atlântica em estágio médio e avançado de regeneração de onde, segundo informações, haveria saído grande parte da madeira que abastecia as serrarias locais.

Ascom Ibama/BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores