16 de novembro de 2009

INPE recebe inscrições ao doutorado em Ciência do Sistema Terrestre

Estão abertas até 10 de dezembro as inscrições para o doutorado em Ciência do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou, com conceito 5, o Programa de Pós-Graduação em Ciência do Sistema Terrestre, que terá sua primeira turma em 2010.

O curso tem como objetivo a formação de recursos humanos para atender às demandas institucionais, nacionais e científicas relacionadas aos impactos, vulnerabilidades, processos sociais e políticas públicas associadas às mudanças ambientais regionais e globais. De caráter inovador e com foco na abordagem de questões de mudanças ambientais globais associadas a questões de desenvolvimento, a nova linha de pós-graduação abre fronteiras para a pesquisa interdisciplinar no Brasil, na medida em que possibilitará a formação de profissionais capacitados a integrar essa nova geração de cientistas.

Os alunos deverão ter um sólido conhecimento de algumas das ciências naturais e das ferramentas de avaliação quantitativa, principalmente modelos de componentes do Sistema Terrestre mas, ao mesmo tempo, entender a linguagem das ciências sociais e humanidades nos aspectos da ação humana no ambiente e dos impactos das mudanças ambientais nos sistemas humanos. O pós-graduando deverá estar preparado para tratar de aspectos complexos e abrangentes das ações humanas sobre o ambiente global e para pensar as tecnologias do futuro para o desenvolvimento sustentável, isto é, aquelas tecnologias que embasem a mudança de paradigma para formas sustentáveis de produção e consumo.

As informações sobre os requisitos para admissão e processo de seleção estão disponíveis na página:
http://www.inpe.br/pos_graduacao/cursos
/cie_sist_terrestre/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores