19 de novembro de 2009

Investidores atestam potencial da Bahia para energia eólica


Com o tema Semiárido: Inovação para o desenvolvimento sustentável, a segunda edição do Simpósio Internacional de Inovação e Feira de Tecnologia (II BahiaTec) começa nesta quarta (18) e prossegue até sexta-feira (20), no Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador, reunindo especialistas nacionais e internacionais e experiências bem-sucedidas na descoberta de soluções inovadoras para regiões prejudicadas pela seca.
Segundo o engenheiro mecânico pós-doutor em medição eólica, André Pereira, que fará palestra nesta quinta-feira (19), às 15 horas, no II BahiaTec, o Brasil precisa diversificar sua matriz energética com a exploração dos ventos, geração limpa, eficiente e competitiva em relação aos recursos tradicionais - petróleo, diesel, nuclear, água.
“A exploração dos ventos é inesgotável, não suja a água, o solo, nem sequer faz barulho. Além das vantagens ambientais, é uma excelente alternativa para dar mais segurança ao setor elétrico e assim garantir preços estáveis aos consumidores”, avalia Pereira, que trabalhou em 1990 na implantação da primeira turbina eólica do país, em Fernando de Noronha.
Segundo explica o especialista, o vento ideal é o constante e moderado. Essas condições foram observadas recentemente por investidores em dezenas de localidades do interior da Bahia, onde não existem ainda projetos exploratórios em execução.

Texto: Assessoria de Imprensa / Postado em 18/11/2009 ás 08:55

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores