18 de março de 2015

Seleção de candidatos a Mestrado e Doutorado - Eco-epidemiologia da leptospirose

Seleção de candidatos a Mestrado e Doutorado - Eco-epidemiologia da leptospirose
Laboratório de Patologia e Biologia Molecular -Fiocruz, Salvador, Br
Universidade de Liverpool, Inglaterra
Universidade de Yale, EU

Eco-epidemiologia da leptospirose
Está aberto o processo seletivo para candidatos a mestrado e doutorado interessados em realizar dissertação/tese na área de eco-epidemiologia da leptospirose urbana em Salvador. Estudantes devem mostrar entusiasmo para realizar pesquisa interdisciplinar na interface de ecologia, epidemiologia e modelagem estatística, incluindo trabalho de campo intensivo em Salvador. Estudantes devem comprovar elevado nível acadêmico e falar Inglês.

Antecedentes e objetivos

Atualmente, as doenças emergentes e re-emergentes são amplamente reconhecidas por serem uma urgente e crescente ameaça global à saúde humana. Em nenhum lugar isto é mais importante do que nas comunidades carentes, onde os seres humanos normalmente estão aglomerados, em situação de inerente vulnerabilidade e vivendo em proximidade de reservatórios animais e ambientais de doenças infecciosas. A leptospirose, uma zoonose causada por uma espiroqueta, tem emergido como um importante problema de saúde pública à medida que esse tipo de comunidade tem se expandido rapidamente no mundo e criado condições para a transmissão de doenças por ratos.

A chave para o desafio interdisciplinar no planejamento para combater qualquer zoonose é combinar o conhecimento da dinâmica da infecção no reservatório natural, que determinará a dinâmica do "risco inerente" aos seres humanos, com o conhecimento dos fatores da interface humano-reservatório (fatores climáticos, sociais e comportamentais) que traduzem o risco real e, portanto, o padrão da infecção nos humanos. O candidato selecionado participará de um projeto colaborativo entre a Fiocruz, Salvador (Brasil), a Universidade de Liverpool (Inglaterra) e a Universidade de Yale( EU). O candidato realizará um projeto eco-epidemiológico relacionado a estudos prospectivos intensivos de longa duração sobre leptospirose que já estão sendo desenvolvidos em áreas carentes de Salvador.

Dependendo do perfil e interesse científico dos candidatos selecionados o projeto poderá ser desenvolvido em diferentes áreas:

1. Identificar e quantificar os fatores ecológicos que definem a dinâmica das leptospiras nos roedores reservatórios e determinar.

2. Determinar como a dinâmica das leptospiras nos roedores e reservatórios ambientais, assim como os determinantes estruturais e climáticos nas favelas influenciam a epidemiologia da doença nos humanos.

Consultas informais e Processo de seleção: Dr. Federico Costa (Laboratório de Patologia e Biologia Molecular). Enviar eletronicamente uma carta de interesse, CV completo (em Inglês), assim como nome e e-mail de duas referências acadêmicas para o e-mail: fcosta@posdoc.bahia.fiocruz.br


TEXTO EXTRAÍDO DO SITE DA FIOCRUZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores