17 de março de 2015

Café Científico Salvador discute o uso racional da água

O Café Científico Salvador será realizado na segunda-feira, 23 de março, às 18h30, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Biblioteca dos Barris). Para discutir um dos temas mais sérios da atualidade, o professor convidado Luiz Roberto Santos Moraes (Escola Politécnica/UFBA) ministra a palestra “Uso racional da água: o grande desafio atual”.
Segundo Moraes, a falta de cuidado na utilização da água em diferentes atividades  somada a ocorrência de eventos climáticos extremos têm levado a situações de escassez ou de cheias em algumas regiões: “Fazer uso eficiente e racional da água é o grande desafio atual. Abordaremos, então, como controlar e reduzir perdas em sistemas de irrigação e sistemas públicos de abastecimento de água, aproveitar a água de chuva, realizar o reuso de água, minimizar a geração de efluentes líquidos e resíduos sólidos, proteger os mananciais, considerando as dimensões social, ambiental, econômica e político-institucional e relacionadas ao projeto de desenvolvimento da Nação”, explica Moraes.
O Café Científico Salvador é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS), pela LDM - Livraria Multicampi, pela Tribuna da Bahia, pela Rádio CBN e Biblioteca Pública do Estado da Bahia.
De acordo com Charbel Niño El-Hani (IBIO), membro da comissão organizadora do evento, o Café Científico Salvador é um local em que qualquer pessoa pode discutir desenvolvimentos recentes das várias ciências e seus impactos sociais. Ele oferece uma oportunidade para que cientistas e o público em geral se encontrem face a face para discutir questões científicas, numa atmosfera agradável.
O evento é gratuito e não necessita de inscrição.
Mais informações: (71) 3283-6568.
Assista Cafés Científicos anteriores online: tinyurl.com/cssalvador
Maiores informações sobre o café científico de Salvador podem ser encontradas em http://cafecientificossa.blogspot.com
Informações gerais sobre a iniciativa dos Cafés Científicos podem ser conseguidas no seguinte sítio: http://www.cafescientifique.org.
Vídeos de Cafés Científicos Salvador anteriores podem ser assistidos em https://www.youtube.com/channel/UC35M_a1NP8fgsiXLiOL96yg

Indicações de leitura:
Barlow, M. (2009) Água: Pacto Azul. São Paulo: M.Books.
Gonçalves, R.F. (Coord.) (2009) Conservação de água e energia em sistemas prediais e públicos de abastecimento de água. Rio de Janeiro: ABES.
Miranda, E.C. (2006) Gerenciamento de perdas de água. In Heller, L. & Pádua, V.L. (Orgs.), Abastecimento de água para consumo humano (pp.798-816. Belo Horizonte: Editora UFMG.
Pedrosa, F. (2014) A crise hídrica e as soluções no mundo inteiro. Revista Brasileira de Saneamento e Meio Ambiente-Bio, Rio de Janeiro, XXI, 73: 12-18, out./dez.
Queiroz, J. (2013) Envase de água: mercantilizando a sede. São Paulo: Annablume; Belo Horizonte: Fapemig.
Rebouças, A. (2004) Uso inteligente da água. São Paulo: Escrituras Editora.
Tomaz, P. (1999) Conservação da água. São Paulo: Edição do Autor.
Winblad, U. (Editor), Esrey, S., Gough, J., Rapaport, D., Sawyer, R., Simpson-Hébert, M., Vargas, J. (1999) Saneamiento Ecológico. México: Sida; Fundación Friedrich Ebert.  


Maiores informações sobre o café científico de Salvador podem ser encontradas em 
cafecientificossa.blogspot.com

Seguidores