18 de março de 2015

Programa Saving Lives at Birth seleciona projetos inovadores na área da saúde

Programa Saving Lives at Birth seleciona projetos inovadores na área da saúde


O programa Saving Lives at Birth (Salvando Vidas ao Nascimento) está selecionado iniciativas inovadoras que buscam enfrentar os desafios críticos de saúde global, principalmente os relacionados às mortes maternas e de recém-nascidos. Isso porque, em 2012, 6,6 milhões de crianças morreram antes de seu quinto aniversário e, no ano anterior, 289 mil mulheres morreram durante a gravidez ou no parto.
Diante deste cenário, a proposta do programa é identificar soluções, oportunidades de escalabilidade, de viabilidade, estudos e outras iniciativas de pesquisa e desenvolvimento na área.
São procurados projetos, por exemplo, que ajudem a aumentar o acesso, a captação e a retenção de cuidados pré-natais; tecnologias simples e de baixo custo adaptadas ou projetadas para uso em locais de difícil alcance, como ressuscitação do recém-nascido, identificação e cuidados com os bebês de baixo peso ao nascer etc; mecanismos para melhorar o encaminhamento e transporte de mães com complicações e recém-nascidos doentes; entre outros.
Todas as iniciativas devem ser capazes de ser monitoradas e avaliadas, além de escaláveis em locais com poucos recursos financeiros.
Neste edital, serão oferecidos três tipos de apoio: o “financiamento-semente”, para desenvolver e avaliar a viabilidade de ideias inovadoras, o “fundo de validação”, para apresentar e validar a eficácia de inovações, e o “fundo de transição”, para projetos que já tenham demonstrado uma prova de seu conceito. Nos dois primeiros tipos, os projetos poderão ter duração de até dois anos e receber até 250 mil dólares, enquanto no terceiro podem chegar a quatro anos de duração e receber até dois milhões de dólares.
Os interessados deverão apresentar suas propostas até o dia 27 de março em inglês. Outras informações sobre o processo de inscrição e seleção podem ser obtidas no edital.
TEXTO EXTRAIDO DO SITE DA GIFE

Seguidores