12 de fevereiro de 2014

ANA abre inscrições para 5 cursos de capacitação à distância



Os interessados em participar dos cursos promovidos pela Agência Nacional de Águas (ANA) têm atualmente cinco oportunidades de capacitação a distância com inscrições abertas. Até o dia 16 de fevereiro os cursos “Sala de situação: fique por dentro”, “Comitê de Bacia: o que é e o que faz”, “Caminho das águas”, “Lei das Águas” e “Planejamento, Manejo e Gestão de Bacias” seguem com 2 mil vagas abertas ao público em geral. Para se inscrever basta acessar o Portal de Cursos a Distância da ANA.  Os alunos inscritos e selecionados receberão e-mail da Agência informando os procedimentos necessários para efetivação da matrícula, sendo permitida a participação em apenas dois cursos simultaneamente. Ao final do curso os alunos com aproveitamento superior a 60% receberão certificado de participação emitido pela ANA. Todos os cursos são gratuitos e autoinstrucionais, ou seja, não dependem de tutor para sua realização. Acesse e inscreva-se: http://ead.ana.gov.br.

Os cursos

• Sala de Situação – fique por dentro: com carga de 4h/aula o novo curso da ANA tem o objetivo de fazer com que o aluno conheça e entenda a importância das Salas de Situação da ANA na prevenção de desastres naturais.

• Comitê de Bacia – o que é e o que faz: o objetivo maior desse curso com 20h/aula é ampliar o entendimento sobre as atribuições e responsabilidades do comitê de bacia hidrográfica e incentivar a participação da sociedade em geral na gestão de recursos hídricos.
• Caminho das Águas: abordando temáticas como usos múltiplos das águas, gestão inadequada e eventos críticos, o curso, baseado no projeto Caminho das Águas, visa à promoção da educação e a conscientização da sociedade a partir de importantes conceitos e práticas relacionados aos recursos hídricos. Edições anteriores capacitaram mais de 2 mil pessoas.

• Lei das Águas: a intenção, com o curso, é permitir a ampla compreensão sobre a Política Nacional de Recursos Hídricos, bem como os conceitos básicos relacionados à gestão das águas e a identificação de possíveis formas de atuação responsável para o uso e a gestão.
• Planejamento, manejo e gestão de bacias: o principal objetivo dessa capacitação é apresentar aos alunos os instrumentos de planejamento dos recursos hídricos e de gestão de bacias hidrográficas em 40h/aula.

Capacitação

Em 2013, a Agência Nacional de Águas capacitou mais de 24 mil pessoas no tocante à gestão de recursos hídricos. Para 2014 estão previstas 14,5 mil vagas, sendo 1,1 mil presenciais ou semipresenciais e 13,4 mil em cursos totalmente a distância. As capacitações serão, em sua maioria, de curta ou média duração, variando de 4 a 80 horas. Para o público estrangeiro há uma previsão de 500 oportunidades, principalmente na modalidade EaD. Saiba mais no site http://capacitacao.ana.gov.br.
Texto:Carol Braz / Ascom ANA
Foto: Natália Sampaio / Banco de Imagens ANA

Seguidores