17 de setembro de 2013

EDITAL UESC Nº 192 - PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL – NÍVEL MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL UESC Nº 192 – Data: 13/09/2013 – ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL – NÍVEL MESTRADO A Reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura das inscrições para seleção de candidatos ao PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL – NÍVEL MESTRADO ACADÊMICO, turma 2014/1. 

1. DAS VAGAS E REQUISITOS DOS CANDIDATOS 1.1. A seleção, cujas inscrições são abertas pelo presente Edital, objetiva o preenchimento de 19 (dezenove) vagas do curso de Mestrado Acadêmico do Programa acima citado, distribuídas nas duas linhas de pesquisa do Programa: Produção e Comportamento Animal (11 vagas); Clínica e Sanidade Animal (08 vagas), conforme Anexo I, para ingresso no primeiro semestre de 2014. 1.2. Podem se candidatar para o Mestrado: i - profissionais portadores de diploma ou de certidão de conclusão de Curso Superior, de duração plena, em áreas do conhecimento consideradas afins à temática central do programa e suas linhas de pesquisa; ii - estudantes portadores de declaração ou atestado de concluinte no 2º semestre letivo de 2013 de Curso Superior, de duração plena, em áreas do conhecimento consideradas afins à temática central do programa e suas linhas de pesquisa. 1.3. A classificação respeitará o número disponível de vagas específicas para cada orientador (conforme Anexo I). 1.4. Os candidatos aprovados (ver itens 5 e 6 deste edital), porém não classificados dentre o número disponível de vagas específicas por orientador (Anexo I) serão divulgados (por ordem alfabética) em uma lista de excedentes por linha de pesquisa. 1.5. Caso o número de vagas não seja preenchido, parcialmente ou em sua totalidade, as vagas poderão ser aproveitadas para os candidatos aprovados que se encontrem na lista de excedentes por linha de pesquisa. O aproveitamento destas vagas deverá ser discutido e aprovado em reunião de Colegiado. 1.6. Haverá a oferta de 1 (uma) vaga destinada a demanda interna, conforme estabelecido pela RESOLUÇÃO CONSU 08/2007: “Art. 92 - Todos os cursos de Pós-Graduação da UESC deverão abrir vagas para atender a demanda interna, denominada de Vaga Institucional no percentual mínimo 10% (dez por cento) sobre as vagas oferecidas para cada curso. Parágrafo Único – Só poderão candidatar-se à vaga Institucional os docentes e demais funcionários do quadro efetivo da UESC.” 1.7. Os candidatos às vagas institucionais submeter-se-ão a todas as etapas do processo seletivo, porém serão classificados em lista específica. 1.8. Caso o número de vagas disponibilizado para demanda interna da UESC não seja preenchido, parcialmente ou em sua totalidade, as vagas poderão ser aproveitadas por candidatos aprovados que se encontrem na lista de excedentes, de acordo com a disponibilidade do Programa. 

2. DAS INSCRIÇÕES: 2.1. Período: 18 de setembro a 21 de outubro de 2013. 2.2. As inscrições poderão ser feitas diretamente no Protocolo Geral da UESC, das 08:00 h às 12:00 h e das 13:30 h às 16:00 h pelo candidato, pelo seu procurador, ou pelo serviço dos correios, via SEDEX (data máxima de postagem em 21/10/2013), endereçadas ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, Protocolo Geral da UESC, Pavilhão Adonias Filho, Térreo, Rodovia Jorge Amado, km 16, Ilhéus, BA, CEP 45.662-900. 2.3. A inscrição será efetivada somente quando for apresentada a documentação completa exigida e de uma só vez. Caso sejam enviadas mais de uma inscrição, será considerada válida a última. 2.4. O não atendimento a qualquer dos requisitos desse edital e da regulamentação da UESC que o disciplina inviabilizará a continuidade da participação do candidato no processo de seleção. 2.5. Informações adicionais podem ser encontradas na página do sítio do Programa (http://www.uesc.br/cursos/pos_graduacao/mestrado/animal) 

3. DA DOCUMENTAÇÃO 3.1. Apresentar os documentos abaixo relacionados, ENCADERNADOS E NA SEGUINTE ORDEM: 1. Formulário de inscrição preenchido e assinado (Anexo II). 2. Fotocópia autenticada de documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional) e CPF; passaporte para candidatos estrangeiros. 3. Fotocópia autenticada do título eleitoral (para candidatos brasileiros). 4. Fotocópia autenticada da certidão de casamento (caso os títulos e documentos estejam com o nome de solteira e a portadora seja casada); 5. Fotocópia autenticada do Diploma de graduação, certificado de colação de grau ou declaração de concluinte de curso de graduação até o segundo semestre de 2013. 6. Fotocópia autenticada do histórico escolar do curso de graduação. 7. Duas fotografias 3 x 4 recentes, originais e coloridas. 8. Declaração e termo de compromisso do candidato de que concorda com as normas previstas neste edital (Anexo III). 9. Curriculum vitae no formato Lattes completo, atualizado e cadastrado no banco de dados do CNPq em uma via, devidamente comprovado, restrito ao período de atuação dos últimos cinco anos. As fotocópias dos documentos que comprovem devidamente as informações contidas no Curriculum vitae deverão ser apresentadas na mesma sequência do barema (Anexo IV), numeradas e ENCADERNADAS SEPARADAMENTE. 

4. DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES 4.1 A Comissão de Seleção analisará a documentação apresentada e decidirá sobre a homologação dos pedidos de inscrição. O resultado será divulgado na página da UESC (www.uesc.br) até o dia 01/11/2013, sendo de inteira responsabilidade do candidato a obtenção desta informação. 4.2 O candidato que se julgar insatisfeito com o resultado da homologação da inscrição no processo seletivo poderá encaminhar recurso (Anexo V) à Comissão, no prazo máximo de dois dias úteis contados a partir da divulgação. 

5. DA SELEÇÃO: 5.1 O processo de seleção constará das seguintes etapas: Dia 01/11/2013 Homologação das inscrições. Divulgação na página da UESC: http://www.uesc.br e no mural de avisos do Hospital Veterinário da UESC. De 11 a 14/11/2013 Análise do Curriculum vitae dos candidatos. Dia 25/11/2013 Das 9h00 às 12h00: Prova escrita de Conhecimento Específico. [Prova eliminatória, nota mínima 7,0 (sete)]. Das 14h00 às 17h00: Prova de Língua Inglesa - Interpretação de texto. Será permitido o uso de dicionário (na forma de livro impresso). Não será permitido o uso de dicionários on line ou de tradutores de textos. De 26 a 28/11/2013 Das 8h00 às 12h00: Entrevista com a Comissão de Seleção. A seleção será realizada na sala de aula do PPG em Ciência Animal, no Pavilhão Max de Menezes. Qualquer mudança de local será comunicada no site na página do Programa: http://www.uesc.br/cursos/pos_graduacao/mestrado/animal. 5.2 A prova escrita de conhecimento específico será elaborada com base nos textos relacionados à linha de pesquisa do orientador escolhida pelo candidato ao Mestrado Acadêmico, os quais serão disponibilizados na página da UESC: http://www.uesc.br/cursos/pos_graduacao/mestrado/animal/index.php. 5.3 O candidato fará todas as etapas do processo seletivo, porém, caso não alcance a média 7,0 na prova de conhecimento específico, será eliminado e as demais notas não serão consideradas. 5.4 O candidato que não atingir a nota sete (7,0) na prova de Língua Inglesa terá que cursar a disciplina inglês instrumental e ser aprovado, como parte dos créditos. 5.5 O não comparecimento do candidato, impreterivelmente no dia, horário e local estipulados inviabilizará a continuidade de sua participação no processo de seleção. 5.6 Para a realização das provas é imprescindível a apresentação de documento oficial de identidade com fotografia. 5.7 Todas as entrevistas serão gravadas.

 6. DA AVALIAÇÃO: 6.1 Para cada candidato será atribuída uma nota calculada de acordo com os pesos e parâmetros descritos na tabela abaixo. A prova de conhecimentos específicos tem caráter eliminatório (nota mínima 7,0). Avaliação Nota Peso Prova de Língua Inglesa De zero a dez 1 Currículo do candidato (Anexo IV) De zero a dez 1 Entrevista De zero a dez 1 6.2 Os candidatos serão classificados por ordem decrescente das notas obtidas, respeitando-se o número máximo de vagas estabelecidas (Anexo I). Na hipótese de empate, será classificado o candidato que obtiver maior nota no Curriculum vitae. A média mínima para aprovação no processo seletivo é de 5,0 (cinco), calculada pela média das notas obtidas nas provas de Língua Inglesa, Curriculum vitae e entrevista.

 7. RESULTADO FINAL: 7.1 O resultado final da seleção será divulgado até o dia11/12/2013, na página da UESC: http://www.uesc.br. 

8. DA MATRÍCULA Período Obedecerá ao Calendário Acadêmico do PPGCA 2014. Horário Das 8:00 horas às 12:00 horas e das 13:30 horas às 15:30 horas. Local Secretaria do Programa de Pós Graduação em Ciência Animal. Documentos Ficha de matrícula devidamente preenchida e assinada. 8.1 O candidato selecionado deverá efetuar matrícula no início de cada semestre, para garantia da continuidade dos seus estudos, segundo o calendário acadêmico da UESC, divulgado no sítio www.uesc.br. 8.2 No ato da matrícula o candidato deverá apresentar o diploma ou certidão de conclusão de curso de graduação, neste último caso será de sua inteira responsabilidade apresentar à Secretaria de Pós-Graduação (SEPOG) cópia autenticada do seu diploma no prazo de 12 meses. 8.3 Os candidatos diplomados no exterior deverão entregar cópia autenticada do diploma de graduação, assim como diploma revalidado por universidade brasileira ou comprovante da tramitação desse documento visando seu reconhecimento por instituição de ensino superior no Brasil. 8.4 Candidatos estrangeiros deverão apresentar o visto de estudante ou comprovante de tramitação para obtenção do documento. 

9. DO RECURSO 9.1 Após a divulgação do resultado do processo seletivo, caso o candidato se julgue prejudicado, poderá interpor recurso no prazo máximo de dois dias úteis, utilizando o formulário específico (Anexo V).

 10. DISPOSIÇÕES GERAIS 10.1 O não comparecimento do candidato, impreterivelmente no dia, horário e local estipulados inviabilizará a continuidade de sua participação no processo de seleção. 10.2 Para a realização das provas é imprescindível a apresentação de documento oficial de identidade com fotografia. 10.3 O resultado final do processo seletivo do Programa somente terá validade legal após homologação e publicação pela Reitoria. 10.6 O candidato não aprovado terá até 30 (trinta) dias após a divulgação do resultado final, para retirar seus documentos na secretaria do programa. Ao prescrever o prazo, estes não estarão mais disponíveis. 10.8 Os casos omissos serão analisados pelo Colegiado do Programa. (Os anexos estão disponíveis no sítio da Universidade: http://www.uesc.br).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores