22 de março de 2013

Parque da Cidade será revitalizado

porCarlos Vianna Junior           Foto: Ângelo Pontes
ACM Neto acompanhou o plantio de uma muda de Pau-Brasil
ACM Neto acompanhou o plantio de uma muda de Pau-Brasil
 
O prefeito ACM Neto plantou uma muda de Pau-Brasil, nessa quinta-feira (21/3), no Parque da Cidade, na Pituba, como símbolo de seu compromisso em transformar Salvador em uma cidade verde e sustentável. O gesto foi também parte do lançamento do Programa Verde Perto, que pretende ampliar a cobertura vegetal da cidade contando com a participação da iniciativa privada e da população através de adoções de espaços verdes e até mesmo de uma única árvore.

Como primeira ação importante do programa, o prefeito anunciou que o Parque da Cidade está em vias de ser adotado por uma grande empresa, cujo nome não foi anunciado. “As negociações estão bastante avançadas e em duas semanas estaremos anunciado o projeto de recuperação e manutenção do parque”, afirmou.

Neto ressaltou que um dos aspectos mais importantes do Programa Verde Perto é a busca pelo envolvimento e comprometimento de todos com a causa do meio ambiente em Salvador, o que já estará em andamento na recuperação do Parque da Cidade. “Os moradores dos bairros que circundam o parque, como Santa Cruz, Nordeste de Amaralina e Pituba, serão incentivados a participar”, disse.

A apresentação do Programa Verde Perto ficou a cargo do secretário da Cidade Sustentável, Ivanilson Gomes. Ele declarou que, apesar de estar sendo um desafio, os primeiros meses à frente da pasta lhe deixaram animado. “É fácil perceber a empolgação de todos os envolvidos, inclusive o pessoal das outras secretarias, e o interesse da iniciativa privada em participar desse movimento de transformar essa cidade é grande” comemorou.

Com o slogan “Salvador cada vez mais verde”, o programa, além de ampliar a cobertura vegetal da cidade, tem como objetivo a revitalização de espaços públicos e dos corpos d’água do município, sempre buscando a parceria com a iniciativa privada e com a população. Quem quiser participar, adotando uma árvore ou um espaço onde existam plantas, como canteiros, por exemplo, basta entrar no site do programa e se inscrever: :www.verdeperto.salvador.ba.gov.br .

A apresentação do programa contou com a presença da vice-prefeita, Célia Sacramento, do presidente da OAB, Luiz Viana, e do presidente da ONG SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani.

ACM Neto anunciou também que está trabalhando no Plano Diretor de Arborização Urbana e Paisagismo de Salvador (PDAUS). Nesse momento, o PDAUS, está em fase de debate público e o prefeito convidou os cidadãos a participar.

A minuta do plano está disponível no site do Programa Verde Perto. Além disso, segundo o prefeito, está sendo preparado um projeto de lei para proteger a bacia hidrográfica de Salvador, que deve ser votado nos próximos dias na Câmara Municipal, e o Plano Municipal de Conservação da Mata Atlântica.

Outro projeto comentado pelo prefeito foi o de plantio de mudas. Serão plantadas, a partir de abril, inicialmente três mil mudas. “Mas espero chegar a um milhão até o final de meu mandato”, acrescentou. O plantio contará com a parceria da Braskem, o Cetrel e o Instituto Fábrica de Florestas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores