21 de março de 2013

O Café Científico Salvador, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS), pela LDM - Livraria Multicampi e pela Biblioteca Pública do Estado da Bahia, continua neste mês de Março de 2013 com o evento a seguir:
 
22 de Março de 2013 – 18:00
Análise de Comunicação e Cultura: Programas de televisão
Itania Maria Mota Gomes (Faculdade de Comunicação, UFBA)
 
 
CAFEMARÇO.png
 
 
Local: Auditório da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Biblioteca dos Barris), Rua General Labatut, 27, Barris, Salvador-BA.

[Ver mais detalhes no resumo abaixo]
 
O Café Científico é um local em que qualquer pessoa pode discutir desenvolvimentos recentes das várias ciências e seus impactos sociais. Ele oferece uma oportunidade para que cientistas e o público em geral se encontrem face a face para discutir questões científicas, numa atmosfera agradável.
 
O evento é inteiramente gratuito e não necessita de inscrição.
 
Para mais informações, ligue 71 3283-6568.
 
Maiores informações sobre o café científico de Salvador podem ser encontradas em http://cafecientificossa.blogspot.com
 
Informações gerais sobre a iniciativa dos Cafés Científicos podem ser conseguidas no seguinte sítio: http://www.cafescientifique.org.
 
 
ANÁLISE DE COMUNICAÇÃO E CULTURA: PROGRAMAS DE TELEVISÃO
 
Itania Maria Mota Gomes
 
(Faculdade de Comunicação, UFBA)
 
A importância que a televisão assume no Brasil ainda não produziu, como resultado, o desenvolvimento de métodos de análise adequados de seus produtos. O mais freqüente é que a televisão seja tomada a partir de abordagens mais gerais, macroeconômicas, históricas ou sociais, e que o programa televisivo, enquanto um produto cultural com certas especificidades, seja deixado de lado. Na maior parte dos casos, os estudos que tomam a televisão como seu objeto de investigação, ainda que considerem seus produtos, tendem a se dispersar em direção a outros objetos de análise, afastando-se da análise dos programas efetivamente produzidos e veiculados. A pouca ênfase nos produtos televisivos, tomados eles mesmos como objeto empírico, tem resultado numa certa fragilidade teórica e metodológica quando se trata de descrever, analisar, interpretar os modos de funcionamento, as especificidades, as características do programa televisivo.
 
O encontro Café Científico terá como objetivo mostrar a importância da análise de produtos midiáticos, tomando como objeto programas televisivos. Será dada ênfase aos conceitos de gênero midiático, modo de endereçamento, estrutura de sentimento, formação discursiva. O encontro se realizará a partir da exibição e análise de programas televisivos, problematizando as relações entre televisão e cultura popular; televisão e entretenimento; hibridização e qualidade dos produtos televisivos.
 
Para ler mais:
GOMES, Itania Maria Mota (Org.). Gênero televisivo e modo de endereçamento no telejornalismo, Salvador, Edufba, 2011. Disponível em http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1585
 
GOMES, Itania Maria Mota. “Gênero televisivo como categoria cultural: um lugar no centro do mapa das mediações de Jesús Martín-Barbero” in Revista Famecos. Mídia, cultura e tecnologia, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 111-130, jan./abr. 2011. Disponível em http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/viewFile/8801/6165
 
GOMES, Itania Maria Mota. “O que é o popular no jornalismo popular” in FREIRE FILHO, João; GRANJA COUTINHO, Eduardo; e PAIVA, Raquel (orgs.). Mídia e Poder: Ideologia, Discurso e Subjetividade, Rio de Janeiro, Ed. Mauad X, 2008;
 
GUTMANN, Juliana. FERREIRA, Thiago Emanoel & GOMES, Itania Maria Mota. “Eles estão à solta, mas nós estamos correndo atrás. Jornalismo e entretenimento no Custe o que Custar”, Revista e-compós, Vol. 11, nº2 maio-agosto de 2008; (http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/view/331/286 )
 
GOMES, Itania Maria Mota. “Questões de método na análise do telejornalismo: premissas, conceitos, operadores de análise” in Revista e-compos, edição 8, abril de 2007; (http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/view/126/126 )
No site do Grupo de Pesquisa em Análise de Telejornalismo (www.telejornalismo.facom.ufba.br ),  é possível encontrar quase toda a produção científica da palestrante, além das monografias, dissertações e teses por ela orientadas.
 
 
Att
Comissão Organizadora do Café Científico:
Charbel Niño El-Hani (Instituto de Biologia, UFBA. Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, UFBA/UEFS. Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento, UFBA).
Primo Maldonado (LDM).
Luana Maldonado (LDM)
Liziane Martins (Faculdades Jorge Amado)
Nei de Freitas Nunes Neto (Instituto de Biologia, UFBA).
Sidarta Rodrigues (Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, UFBA)
Valter Alves Pereira (Colégio da Polícia Militar. Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, UFBA/UEFS)
Anna Cassia Sarmento (Colégio da Polícia Militar)
Maria Aparecida Santana (Instituto de Biologia, UFBA).
Frederik Moreira dos Santos (Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, UFBA/UEFS)
Ricardo Santos do Carmo (Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, UFBA/UEFS)
Patricia Zucoloto (Instituto de Psicologia, UFBA).
Luciana Fiuza (Instituto de Biologia, UFBA)

Seguidores