17 de outubro de 2012

SEI realiza primeira edição do Fórum de Economia Aplicada

O I Fórum de Economia Aplicada acontece a partir das 9h de quinta-feira (18) na Faculdade de Economia da UFBA. O evento debruçará suas discussões sobre três áreas temáticas: Economia Urbana e Educação; Sistema de Transporte Brasileiro e Energia, Meio Ambiente e Mudanças Climáticas. Serão apresentados trabalhos de pesquisadores da UFBA, da SEI e de instituições de outros estados, tais como: Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP) e USP.
Com o objetivo de discutir metodologias e técnicas de estatísticas aplicadas à economia, a Diretoria de Indicadores e Estatística (DISTAT), ligada a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), realiza nesta quinta-feira (18), na Faculdade de Economia da UFBA, o I Fórum de Economia Aplicada. O evento, que tem apoio do Mestrado em Economia da UFBA (Mesteco) e Grupo de Pesquisas em Economia Aplicada, debruçará suas discussões sobre três áreas temáticas: Economia Urbana e Educação; Sistema de Transporte Brasileiro e Energia, Meio Ambiente e Mudanças Climáticas.
A abertura do Fórum ficará por conta do professor da Universidade de São Paulo (USP), Eduardo A. Haddad que falará acerca do papel dos Sistemas de Transporte no Crescimento Econômico. Ao longo do dia, serão apresentados trabalhos de pesquisadores da UFBA e de instituições de outros estados, tais como: Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP) e USP. Urandi Paiva, coordenador de Estatísticas da SEI explica que “o evento busca uma maior sinergia entre os pesquisadores da SEI da área de estatística e pesquisadores de fora do estado”.
A criação do Fórum surgiu a partir do entendimento da DISTAT quanto ao seu papel de buscar cada vez mais aplicar a estatística a fenômenos econômicos, sobretudo para atender às demandas do estado da Bahia. Com a sua criação, “busca-se atrair pesquisadores de outros estados e internalizar a fronteira de pesquisa em termos de referencial teórico, métodos quantitativos e novos temas de pesquisa já estudados em outros centros”, salienta Gustavo Pessoti, diretor de Estatística e Indicadores da SEI.
As atividades do Fórum de Economia Aplicada começam a partir das 9h na Faculdade de Economia da UFBA e a participação no evento é gratuita. Os interessados em participar devem fazer inscrição através do e-mail eventos@sei.ba.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores