19 de outubro de 2012


Escola Nacional de Botânica Tropical

Programa de Mestrado Profissional
Biodiversidade em Unidades de Conservação


última atualização em 15/10/2012


 
Seleção de candidatos para ingresso no curso de Mestrado Profissional Biodiversidade em Unidades de Conservação, ENBT/JBRJ - 2013
      A Coordenação do Mestrado Profissional em Ecologia Aplicada ‘Biodiversidade em Unidades de Conservação’, da Escola Nacional de Botânica Tropical/Jardim Botânico do Rio de Janeiro (ENBT/JBRJ), torna pública a abertura de inscrições para o exame de seleção ao curso de Mestrado Profissional, no período de 8 de outubro a 9 de novembro de 2012. As inscrições deverão ser efetuadas através da ficha de inscrição eletrônica (acesso no link abaixo).

Ficha de inscrição eletrônica – Mestrado Profissional

      O curso busca viabilizar a participação de profissionais já atuantes no mercado de trabalho, oferecendo grade de disciplinas condensadas e apresentando docentes com disponibilidade para orientação à distância. Valoriza-se assim a inserção da experiência profissional relacionada ao conhecimento e gestão da biodiversidade de unidades de conservação.
      De acordo com a Portaria Normativa no 17/2009, do Ministério da Educação (MEC), o mestrado profissional não pressupõe, a qualquer título, a concessão de bolsas de estudo pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
      As inscrições deverão ser efetuadas eletronicamente até a dia 9 de novembro de 2012 e os documentos comprobatórios deverão ser entregues pelo candidato na secretaria do curso, na ENBT, rua Pacheco Leão no 2040, Solar da Imperatriz, Horto, Rio de Janeiro, RJ, no primeiro dia da seleção.
VAGAS DISPONÍVEIS
Serão oferecidas até 25 (vinte e cinco) vagas para a turma de 2013.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO
1 - Ficha de inscrição eletrônica preenchida;
2 - Diploma de graduação ou declaração fornecida pela IES da conclusão do curso de graduação ou da provável conclusão até fevereiro de 2013;
3 - Histórico escolar do curso de graduação;
4 - Carteira de identidade, título de eleitor e CPF (passaporte para alunos estrangeiros);
5 - Curriculum vitae (modelo ENBT/JBRJ)
Modelo de CV – Mestrado Profissional (arquivo em formato DOC);
6 - Plano da atividade a ser desenvolvida como Trabalho de Conclusão de Curso, com até quatro páginas;
7 - Carta de aceitação de orientador credenciado no Mestrado Profissional (modelo ENBT/JBRJ)
Carta de aceitação de orientação – Mestrado Profissional (arquivo em formato DOC).
Obs.: os documentos dos itens 2, 3 e 4 deverão ser digitalizados e enviados, junto com os documentos dos itens 5 e 6, para o email do curso (mp_enbt@jbrj.gov.br) até o dia 9 de novembro de 2012. A carta de aceitação de orientação deverá ser enviada diretamente pelo orientador para o email supracitado ou por carta registrada para a secretaria do curso (endereço acima) até a mesma data.
HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES
A lista das inscrições homologadas, com os nomes dos candidatos que atenderem os requisitos de inscrição estabelecidos neste Edital, será divulgada no endereço http://www.jbrj.gov.br/, a partir do dia 14 de novembro de 2012.
DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA IMPRESSA A SER ENTREGUE NO PRIMEIRO DIA DA SELEÇÃO
      Os candidatos cujas inscrições forem homologadas deverão apresentar no primeiro dia da seleção os seguintes documentos:
1 - Originais ou cópias autenticadas do diploma de graduação ou equivalente, histórico escolar, carteira de identidade, titulo de eleitor e CPF (passaporte para estrangeiros);
2 - Cópias simples da documentação comprobatória do Curriculum vitae.
PROCESSO DE SELEÇÃO
O processo de seleção para os candidatos ao Mestrado Profissional constará de quatro itens: 1 - avaliação do Plano de Trabalho; 2 - análise do Curriculum vitae e histórico escolar; 3 - entrevista; e 4 - prova escrita de inglês. Cada item terá nota variando de 0 (zero) a 10 (dez) e peso 1 (um), devendo o candidato obter nota maior ou igual a 5 (cinco) nos itens 1, 3 e 4. A seleção terá como base os méritos individuais do candidato e de seu Plano de Trabalho.
1 - O Plano de Trabalho, com a anuência do orientador pretendido, deverá ter no máximo quatro páginas (fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, margens com 2,5 cm) e conter os seguintes itens: título; nome do candidato, nome do orientador; linha de pesquisa do Mestrado Profissional na qual se insere; introdução sucinta; objetivos e justificativa; metodologia resumida; resultados esperados; cronograma; bibliografia básica e tipo de produção final esperada (ver § 1º do Art. 2º da Resolução Interna No 03 . A linha de pesquisa escolhida pelo candidato e o perfil do orientador devem estar em consonância com a proposta do Plano de Trabalho. A avaliação do Plano de Trabalho será baseada na compreensão e interpretação do tema pelo candidato, incluindo fundamentação teórica, objetivos e metodologia, enquadramento do plano às linhas de pesquisa do curso e viabilidade de execução no prazo estabelecido para conclusão do curso (até 24 meses).
2 - O currículo do candidato, elaborado de acordo com o modelo fornecido pelo curso, deverá ser comprovado através de certificados e declarações. Os documentos comprobatórios do currículo deverão estar numerados e organizados na mesma seqüência numérica dos itens do currículo.
3 - A entrevista será realizada por comissão formada por docentes do curso e/ou docentes externos, na qual serão avaliados o interesse do candidato, envolvimento e domínio em relação ao tema do projeto proposto e em relação ao tema geral do curso.
4 - A prova de inglês consistirá da interpretação de um texto técnico-científico da área do curso. É facultado o uso de dicionário inglês-inglês.
DISPOSIÇÕES FINAIS
Os recursos devem ser encaminhados pelo candidato, por escrito, à Coordenação do Mestrado Profissional.
O processo de seleção de candidatos para o Mestrado Profissional da ENBT/JBRJ é de responsabilidade da Comissão de Seleção, que pode solicitar juntamente com a Coordenação do curso, a colaboração de docentes ou pesquisadores do JBRJ ou de outras instituições de ensino e pesquisa.
A Comissão de Seleção e a Coordenação do curso têm a prerrogativa de dirimir as dúvidas ou casos omissos não incluídos neste Edital.
CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO
Etapa
Previsão
Arquivos divulgados
Lançamento do edital     
25 de setembro de 2012
Período de inscrição
8 de outubro a 9 de novembro de 2012
Homologação das inscrições   
14 de novembro de 2012
Avaliação do Plano de Trabalho  
14 a 28 de novembro de 2012
Prova de inglês e entrevista  
11 a 13 de dezembro de 2012
Divulgação do resultado final  
21 de dezembro de 2012
Prazo final para recursos
28 de dezembro de 2012
Resultado dos recursos
25 de janeiro de 2013
Prazo final para retirada do material de inscrição na secretaria
31 de janeiro de 2013
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores