22 de maio de 2012

BIBLIOTECAS DIGITAIS


A Câmara dos Deputados lançou sua Biblioteca Digital. Com ela, você poderá acessar conteúdos de onde estiver, com a liberdade para buscar você mesmo o que precisa. A pesquisa por conteúdo conta com modernas tecnologias para facilitar e democratizar o acesso à informação.
A Biblioteca Digital contará com estudos técnicos, livros raros, relatórios de comissões, vídeos e livros em áudio para baixar, além da produção intelectual dos servidores, material relacionado à Constituinte de 1988 e outros documentos de interesse institucional e relativos às atividades do Poder Legislativo. Quando quiser e sem sair do lugar.
Veja algumas publicações:
Souza, João Ricardo Carvalho de (Câmara dos Deputados, Consultoria Legislativa, 06/2001)
Ganem, Roseli Senna; Viana, Maurício Boratto (Câmara dos Deputados, Consultoria Legislativa, 08/2005)
Viana, Maurício Boratto (Câmara dos Deputados, Consultoria Legislativa, 07/2008)
- (Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2010)
Juras, Ilidia da Ascenção Garrido Martins, org.; Araújo, Suely Mara Vaz Guimarães de, org. (Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2009)
Araújo, Suely Mara Vaz Guimarães de (Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 10/2008)
Lima, Paulo César Ribeiro (Câmara dos Deputados, Consultoria Legislativa, 05/2007)
Viana, Maurício Boratto (Câmara dos Deputados, Consultoria Legislativa, 2009)
Viana, Maurício Boratto (Câmara dos Deputados, Consultoria Legislativa, 11/2010)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ECOTECA DIGITAL
A rede de comunicação mundial (web) tornou-se uma extraordinária ferramenta como fonte de consulta para acessar informações importantes nos mais variados setores de atividades.
Se procurarem na web, encontrarão diversas Bibliotecas Digitais. Elas disponibilizam os mais variados arquivos (livros, teses, áudios, vídeos, etc...) gratuitamente por download.
Iniciamos despretensiosamente um esforço entre amigos interessados em temas relacionados com as Áreas Protegidas que visam a proteção da natureza, através de e-mails, na forma de uma ciranda, objetivando compartilhar informações contidas em vários arquivos pessoais e institucionais e assim começamos a montagem de uma Biblioteca Digital voltada a este tema, com participação de 64 pessoas de 6 estados da federação. Com a cooperação do grupo que aderiu a este processo já foram disponibilizados vários volumes em pouco tempo, com excelente aceitação, demonstrando o elevado potencial desta iniciativa como ferramenta valiosa para aglutinar dados e informações virtuais existentes, mas pulverizados.
Diante do sucesso da ciranda e do aumento de pessoas interessadas em participar do processo, O Instituto Terra Brasilis, se prontificou a criar um link no seu site www.terrabrasilis.org.br, com a finalidade de ancorar de forma mais organizada os números já disponibilizados e a serem incluídos no acervo.
Esta iniciativa objetiva oferecer aos interessados na temática sobre Áreas Protegidas, conhecimentos e informações para subsidiar as pessoas que atuam ou que possuam interesse nas Unidades de Conservação, contribuindo desta forma para apoiar os esforços que o país vem desenvolvendo para requalificar a gestão desses espaços de conservação “in situ” de importantes amostras dos nossos biomas, além de valorizá-los como local privilegiado para pesquisas, ecoturismo e educação ambiental.
O Instituto Terra Brasilis espera consolidar um grande banco de dados digitais sobre o tema e que funcionará também como plataforma de interação, cooperação e articulação do público interessado no assunto. Não se deseja que a Biblioteca Digital seja tão somente uma fonte de consultas, mas, sobretudo um espaço de diálogo e intercâmbio do público alvo sobre temas de interesse comum.
Buscando proteger a concepção original deste processo, que denominamos inicialmente como ciranda, a Biblioteca Digital será composta por temas prioritários, tais como: “Conselho Consultivo, Educação Ambiental, Espeleologia, Gestão, Legislação, Monitoramento, Pesquisas Realizadas em UCs, Planos de Manejo, Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, Uso Público (ecoturismo, trilhas, exposições, etc...), Voluntariado, Mapoteca e demais temas de interesse.
Sejam bem vindos e participem vocês também!
http://www.terrabrasilis.org.br/ecotecadigital/

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Publicações
Nesta seção estão disponibilizados diversos textos que foram produzidos pela equipe do LaBIO. Em geral são capítulos de livros, textos técnicos, resumos expandidos ou artigos científicos publicados em revistas de publicação restrita ou veículos não indexados no Web of Science.
Artigos que foram publicados em periódicos indexados podem ser buscados a partir do CV de cada pesquisador (via DOI).
Para obter uma cópia do texto (pdf ou zip), clique no título da mesma. As publicações estão organizadas cronologicamente (em ordem decrescente).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores