21 de junho de 2010

ICMBio lança novo portal

por Thiago de Mello Bezerra última modificação 07/06/2010 12:12

Na semana do Meio Ambiente, o ICMBio lança portal mais dinâmico e com maior destaque às Unidades de Conservação e Centros de Conservação e Pesquisa

Aproveitando a semana do Meio Ambiente, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lança o seu novo site, ainda em versão de desenvolvimento. Com novas plataforma e ferramenta de atualização, o site do Instituto busca uma atualização mais dinâmica e descentralizada, nos moldes da internet atual.
Em comparação com o site antigo, o novo portal oferece maior destaque às Unidades de Conservação e Centros de Conservação e Pesquisa, disponibilizando mais informações sobre todas as faces da atuação do ICMBio. Essa maior a abrangência e a atualidade dos dados das unidades descentralizadas do Instituto é possível graças a nova plataforma de inserção de conteúdos aberta a todas as suas instâncias. Além disso, o novo site conta com uma sólida ferramenta de busca, visando facilitar o encontro de qualquer informação.
Entretanto, como dito anteriormente, o site ainda está em desenvolvimento. A idéia é que aos poucos, o portal vá adquirindo a forma da internet 2.0, colaborativa e com novas formas de comunicação, tais como blog e microblogs, buscando atingir uma maior quantidade de usuários.
O layout do site também é provisório. Pela necessidade de uma ferramenta que permitisse maior flexibilidade de atualização, o site foi lançado com uma interface simples. Porém, agora que o site possui maior dinamicidade na publicação de material, será desenvolvida uma nova face, mais moderna e com mais recursos, como, por exemplo, galeria de imagens e um glossário da Biodiversidade.
A construção desse espaço depende de todos, de cada um de nossos servidores, colaboradores ou parceiros, mas depende também da colaboração de cada internauta que busca aqui informações sobre nosso trabalho, e principalmente sobre a razão de ser desse trabalho, a conservação da biodiversidade. Esperamos suas críticas e sugestões. Só assim poderemos melhorar cada vez mais essa ferramenta.
Gradualmente, a página do ICMBio irá tomando uma forma condizente com a mega biodiversidade brasileira e com a responsabilidade que sua conservação representa, permitindo a todos os brasileiros conhecer melhor esse tesouro que temos o privilégio de ser um dos guardiões. E, a partir desse conhecimento crescente, avançaremos mais um passo na construção de uma consciência de responsabilidade coletiva indispensável a tamanha missão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores