21 de junho de 2010

Economia
BNDES força estádios a ficar verdes
Publicada: 21/06/2010 06:39| Atualizada: 21/06/2010 06:39
Estádios que sediarão jogos da Copa do Mundo no Brasil, em 2014, devem atender a exigências ambientais do Ministério do Esporte para ter financiamento do BNDES.
Os requisitos básicos para o financiamento são a coleta seletiva de lixo e a reciclagem do material de demolição, aproveitamento da água da chuva nos banheiros e gramados, otimização da ventilação e da iluminação naturais e uso de biocombustíveis.
O BNDES já foi procurado por 4 das 12 unidades da Federação que sediarão o Mundial: Amazonas, Bahia, Mato Grosso e Ceará.
Cada cliente pode conseguir até R$ 400 milhões como financiamento do banco para as obras dos estádios, mas para isso precisará de certificados ambientais reconhecidos globalmente.
A maioria dos escritórios de arquitetura contratados pelos Estados e municípios que sediarão jogos está atrás dos selos verdes.
As obras precisam ser vistoriadas desde a primeira martelada para serem aprovadas, porque os selos levam em conta o material escolhido e seu transporte até o canteiro, entre outros aspectos.
Os arquitetos afirmam que a médio e longo prazos o investimento compensa.
Vicente de Castro Mello, arquiteto responsável pelo projeto do Estádio Nacional de Brasília, que substituirá o Mané Garrincha, afirma que as arenas verdes dão retorno de sete a dez anos após a construção. “A partir daí, você só tem benefícios”, diz.
Os benefícios são, sobretudo, a geração da energia (por meio de painéis fotovoltaicos, que usam luz solar) consumida pelo próprio estádio.
Essa também é a aposta de Gustavo Penna, arquiteto da reforma do Mineirão, em Belo Horizonte (MG).
Publicada: 21/06/2010 06:39| Atualizada: 21/06/2010 06:39

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores