11 de junho de 2014

ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO DE CANDIDATO(A)S PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA E BIOTECNOLOGIA DE MICRORGANISMOS – MESTRADO E DOUTORADO ACADÊMICO

EDITAL UESC Nº 108 – Data: 09/06/2014 – 

ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO DE CANDIDATO(A)S PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA E BIOTECNOLOGIA DE MICRORGANISMOS – MESTRADO E DOUTORADO ACADÊMICO. O Reitor em exercício da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura das inscrições para seleção de candidato(a)s ao Programa de Pós-graduação em Biologia e Biotecnologia de Microrganismos (PPGBBM) (mestrado e doutorado acadêmico), para preenchimento de três (3) vagas para o mestrado e nove (9) vagas para doutorado, para as vagas exclusivas dos professores abaixo relacionados. As regras de inscrição seguem o disposto nas Resoluções CONSU 08/2007 e nas seguintes normas: 

1. DAS VAGAS E REQUISITOS DO(A)S CANDIDATO(A)S 1.1. Das vagas específicas de cada professor: a) Profa. Dra. Ana Paula Trovatti Uetanabaro: 02 (duas) vagas para doutorado acadêmico no PPGBBM, para desenvolver o trabalho de tese na área de concentração 2 (Biotecnologia de Microrganismos). b) Cristina Pungartnik: 02 (duas) vagas para mestrado acadêmico e 01 (uma) vaga para doutorado acadêmico no PPGBBM, para desenvolver o trabalho de dissertação/tese na área de concentração 2 (Biotecnologia de Microrganismos). c) Rachel Passos Rezende: 01 (uma) vaga para mestrado acadêmico e 02 (duas) vagas para doutorado acadêmico no PPGBBM, para desenvolver o trabalho de dissertação/tese nas áreas de concentração 1 e 2 (Diversidade Microbiana e Biotecnologia de Microrganismos). d) Profa. Dra. Carla Cristina Romano: 02 (duas) vagas para doutorado acadêmico no PPGBBM, para desenvolver o trabalho de tese na área de concentração 2 (Biotecnologia de Microrganismos). e) Prof. Dr Eduardo Gross: 02 (duas) vagas para doutorado acadêmico no PPGBBM, para desenvolver o trabalho de dissertação/tese para desenvolver o trabalho de tese na área de concentração 2 (Biotecnologia de Microrganismos). f) e) Uma vaga institucional para o doutorado destinada a demanda interna, conforme estabelecido pela RESOLUÇÃO CONSU 08/2007, Art 92. Só poderão candidatar-se à vaga Institucional os docentes e demais funcionários do quadro efetivo da UESC; Os candidatos às vagas institucionais submeter-se-ão a todas as etapas do processo seletivo, porém serão classificados em lista específica; Caso a vaga disponibilizada para demanda interna da UESC não seja preenchida, não poderá ser aproveitada por candidatos aprovados. 1.2. Podem candidatar-se ao Mestrado os profissionais portadores de diploma de graduação ou certificado de conclusão de curso, e ao Doutorado os profissionais portadores de diploma de mestrado ou certificado de conclusão de curso Os certificados devem ser emitidos pelos órgãos competentes das instituições de ensino. 1.3. Os diplomas ou certificados deverão ser de cursos pertencentes à área de ciências biológicas ou agrárias ou a áreas de conhecimento consideradas afins a essas áreas. 1.4 As vagas são específicas e exclusivas para cada professor e não haverá lista de reserva, não haverá lista de excedentes, não haverá lista de espera ou cadastro reserva. 

2. DAS INSCRIÇÕES e DOCUMENTOS: 2.1. As inscrições serão realizadas mediante os seguintes documentos, período, horário e local: Período De 13 de Junho a 03 de julho de 2014 Horário Das 08h00 às 17h00 Local PROTOCOLO GERAL da UESC - Térreo do Pavilhão Adonias Filho, Rodovia Jorge Amado, km 16 – Salobrinho – Ilhéus/BACEP: 45662-900 Documentos comuns a todos professores FICHA DE INSCRIÇÃO PREENCHIDA (Anexo I deste Edital) Copia simples do documento de identidade, CPF, título de eleitor, Lattes comprovado (para os itens em analise do BAREMA, anexo II), histórico escolar relativos à conclusão de curso de maior nível do candidato, diploma de graduação ou Mestrado relativos à conclusão de curso de maior nível do candidato (graduação ou do Mestrado ou o certificado ou a declaração válida do curso). 2.2. Uma vez aprovado no processo seletivo relativo a este edital, o(a) candidato(a) que apresentar, na inscrição, o certificado, ou a declaração, relativos à conclusão de curso, deverá apresentar cópia autenticada do diploma no prazo máximo de 12 meses, contados a partir da data da primeira matrícula, sob pena de ser desligado do curso. 2.3. As inscrições poderão ser feitas diretamente no Protocolo Geral da UESC pelo(a) candidato(a) ou seu procurador, ou pelo serviço dos correios, via SEDEX. Endereço : PROTOCOLO GERAL da UESC - Térreo do Pavilhão Adonias Filho (Ref.: PPGBBM)Rodovia Ilhéus-Itabuna km 16 – Salobrinho – Ilhéus/BA CEP: 45662-900 2.4. As inscrições pelo SEDEX somente serão efetivadas quando a documentação exigida for recebida de uma só vez, com data máxima de postagem até 03/07/2014. 2.5. A Comissão de Seleção do PPGBBM analisará a documentação apresentada na inscrição e decidirá sobre o deferimento dos pedidos de inscrição, sendo o resultado divulgado na página do PPGBBM, na Internet a partir do dia 04/07/2014. a) Somente serão deferidos os pedidos de inscrição com documentação completa, a somente um professor especificamente, e somente uma vaga, e que atendam as exigências deste edital. b) O não atendimento a qualquer dos requisitos constantes neste edital e na regulamentação da UESC que o disciplina, inviabilizará a continuidade da participação do candidato no processo de seleção. c) O candidato que se julgar insatisfeito com o resultado poderá encaminhar recurso à Comissão, por via eletrônica (ppgbbm@gmail.com), no prazo máximo de 24 horas, contados a partir da divulgação do resultado no site do Programa de Pós-graduação em Biologia e Biotecnologia de Microrganismos (www.uesc.br). d) Os prazos contidos neste edital encontram-se com lapso temporal reduzido devido a urgência da convocação do(a) novo(a) candidato(a), quando aprovado, face a necessidade de preenchimento de vaga específica para o professor e projeto contidos neste edital. 

3. DA SELEÇÃO: O processo de seleção constará das seguintes etapas: Etapa 1: 07/07/2014 Análise de justificativa para cursar o Mestrado ou Doutorado que deverá ser elaborada de acordo com o formulário próprio (Anexo III deste edital), contendo no máximo 2000 caracteres (sem espaços) ou 320 palavras. Análise de Curriculum vitae e Histórico Escolar Observação Será realizada pela comissão de seleção, com base na documentação apresentada. A PRESENÇA DO(A) CANDIDATO(A) É DISPENSADA. Etapa 2: Para candidatos a Doutorado Dia 10/07/2014 (manhã) Prova escrita de conhecimentos e interpretação de texto na Língua Inglesa. Nesta etapa será disponibilizado para os candidato(a) um artigo científico em língua inglesa, acompanhado de questões a ser respondidas em português pelo(a) candidato(a). Local Local a ser informado juntamente com a homologação das inscrições. Esses locais serão na Universidade E stadual de Santa Cruz em Ilhéus. Horário Das 8h00 as 12h00. Observação Esta etapa será eliminatória (nota mínima igual a 7,0) e classificatória. O resultado será divulgado no site do programa a partir do dia 11/07/2014 Para Candidatos ao mestrado Dia 10/07/2014 (manhã) Prova de interpretação de texto na Língua Inglesa. Nesta etapa será disponibilizado para os candidato(a) um artigo científico em língua inglesa, acompanhado de questões a ser respondidas em português pelo(a) candidato(a). Local Local a ser informado juntamente com a homologação das inscrições. Esses locais serão na Universidade Estadual de Santa Cruz em Ilhéus. Horário Das 8h00 as 12h00. Observação Esta etapa será eliminatória (nota mínima igual a 7,0) e classificatória. O resultado será divulgado no site do programa a partir do dia 10/07/2014 Etapa 3 Dia 11/07/2014 Para candidatos ao Mestrado aprovados na prova de inglês: prova de conhecimentos em Biologia e Biotecnologia de Microrganismos. Local Local a ser informado juntamente com a homologação das inscrições. Horário Das 09h00 as 12h00 Observação Esta etapa será classificatória e eliminatória. Observações: O não comparecimento do(a) candidato(a), impreterivelmente nos dias e horário de provas que requerem a presença do candidato, no local a ser informado juntamente com a homologação das inscrições ou no local escolhido para realização da prova, ou em qualquer outra etapa em horário a ser afixado pela Comissão de Seleção, inviabilizará a continuidade de participação do candidato no processo de seleção e, conseqüentemente, desclassificá-lo-á. Os recursos deverão ser entregues encaminhados por email (ppgbbm@gmail.com) no prazo de 24 horas a contar da data da divulgação do resultado. 

4. DA AVALIAÇÃO: Para cada candidato(a) será atribuída uma nota correspondente à média ponderada dos pontos obtidos em cada parâmetro considerado em cada uma das etapas, conforme os seguintes pesos: Para cada candidato será atribuída uma nota correspondente à média aritmética dos pontos obtidos em cada parâmetro considerado na avaliação, conforme a seguinte tabela: Etapa NOTA PESO M / D *Prova escrita de conhecimentos em Biologia e Biotecnologia de Microrganismos De zero a dez 4 / - (eliminatória e classificatória) Prova de línguas De zero a dez 2 / 2 (eliminatória e classificatória) Currículo Lattes (últimos cinco anos) comprovado e Histórico Escolar De zero a dez 3 / 4 (classificatória) *apenas para candidatos ao Mestrado; O (A) candidato(A) com maior pontuação obtida nos itens de avaliação será selecionado(a), para ocupar uma vaga prevista neste Edital; Na hipótese de empate, será classificado o(a) candidato(a) que obtiver maior nota em conhecimentos e interpretação de Texto em Inglês (Item III) seguido da nota de currículo (etapa I). A média mínima para aprovação no processo seletivo é 7,0 (sete). Será divulgada uma lista de excedentes, caso ocorra, na secretaria do curso; O resultado final do processo seletivo será divulgado a partir do dia 14/07/2014; O processo é seletivo e classificatório para cada professor individualmente e especificamente não havendo remanejamento de vagas; Os recursos deverão ser encaminhados por email (ppgbbm@gmail.com) no prazo de 24 horas a contar da data da divulgação do resultado; Este edital é de seleção para provimento de vagas específicas do curso de mestrado e doutorado no PPGBBM dos professores que ofertaram vagas e não está condicionado a oferta de bolsas; O conteúdo da prova de conhecimentos para o Mestrado constará de temas com base nas linhas de pesquisa do PPGBBM e nos seguintes assuntos: 1. Morfologia e ultraestrutura de microrganismos (bacterias, fungos e vírus) 2. Nutrição e crescimento de microrganismos (bacterias, fungos e vírus) 3. Controle de microrganismos (desinfetantes e antibióticos) 4. Genética de microrganismos - conjugação, transformação e transdução 5. Interações patógeno-hospedeiro 6. Biotecnologia de microrganismos 7. Metabolismo microbiano 

5. DA MATRÍCULA E DO INÍCIO DAS AULAS: 5.1. A matrícula inicial será realizada de acordo com o calendário da pós-graduação. a) O(A) candidato(a) selecionado(a) deverá efetuar matrícula no início de cada semestre, para garantia da continuidade dos seus estudos, segundo o calendário acadêmico da UESC, divulgado no sítio da UESC na Internet (http://www.uesc.br). (Os anexos estão disponíveis no sítio da Universidade: http://www.uesc.br).
 
FONTE: DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores