11 de junho de 2014

UESB - inscrições para a seleção de candidatos ao Curso de Pós-Graduação em Nível de Especialização Lato Sensu em Educação e Diversidade Étnico-cultural

EDITAL Nº. 092/2014

O Reitor da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB, no uso de suas atribuições legais, em conformidade com a Lei Estadual nº. 7.176, de 10 de setembro de 1997, torna público que estão abertas as inscrições para a seleção de candidatos ao Curso de Pós-Graduação em Nível de Especialização Lato Sensu em Educação e Diversidade Étnico-cultural, oferecido pelo Departamento de Filosofia e Ciências Humanas–DFCH, que se regerá pelas disposições que integram o presente Edital, observando as Resoluções 05/1999 e 024/2014.
I. DAS INSCRIÇÕES
I.1. DO PERÍODO E DO LOCAL
I.1.1.As inscrições estarão abertas no período de 16 de junho a 18 de julho de 2014.
I.1.2. As inscrições poderão ser efetivadas, conforme abaixo:
a)para as vagas do Campus de Vitória da Conquista:
- na Sala de Pós-Graduação, primeiro andar, Módulo Acadêmico, de segunda a sexta-feira, no horário das 14h00 às 18h00 horas;
- através dos Correios, desde que sejam postadas até o último dia de inscrição (18/07/2014), comprovada pelo carimbo da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, constante na correspondência registrada e enviada para o endereço abaixo:
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB
Departamento de Filosofia e Ciências Humanas-DFCH
Coordenação do Curso de Especialização em Educação e Diversidade étnico-cultural 
Estrada do Bem Querer, Km 04, Caixa Postal 95
CEP 45083-900 - Vitória da Conquista – BA
b)para as vagas do Campus de Itapetinga:
- na Assessoria Acadêmica, Campus Juvino Oliveira, se segunda a sexta-feira, no horário das 09h00 às 17h00;
- através dos Correios, desde que sejam postadas até o último dia de inscrição (18/07/2014), comprovada pelo carimbo da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, constante na correspondência registrada e enviada para o endereço abaixo:
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagens-DCHEL
Coordenação do Curso de Especialização em Educação e Diversidade étnico-cultural
Praça Primavera, Bairro Primavera, nº 40, Itapetinga/BA
CEP: 45700-000
I.2. DO NÚMERO DE VAGAS
Serão oferecidas 60 (sessenta) vagas, assim distribuídas: 30 vagas para o Campus de Vitória da Conquista e 30 vagas para o Campus de Itapetinga.
I.3. DOS REQUISITOS
O Curso será destinado aos graduados em cursos de graduação plena, desde que atendam às exigências constantes neste Edital. Poderão concorrer os alunos matriculados no último semestre do curso desde que atendam as exigências constantes neste Edital e apresentem documentação comprobatória de conclusão até o último dia de matrícula.
I.4. DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA A INSCRIÇÃO
I.4.1. No ato da inscrição, os candidatos deverão apresentar obrigatoriamente os documentos listados abaixo:
a) Formulário de inscrição devidamente preenchido, conforme modelo constante no Anexo I deste Edital e disponível no site www.uesb.br;
b) Cópias da Carteira de Identidade (RG) e do CPF;
c) Cópia do diploma do curso de graduação e/ou documento que comprove estar o candidato matriculado em último semestre de graduação e contenha a provável data de conclusão;
d) Cópia do Histórico do curso de graduação;
e) Curriculum Vitae impresso diretamente da Plataforma Lattes (CNPq);
f) Anteprojeto de pesquisa contendo entre 8 a 10 páginas.
I.4.2. Para efeito de inscrição, o Certificado de Conclusão de Curso, expedido por Instituição de Ensino Superior devidamente reconhecida ou autorizada pelos órgãos competentes, poderá substituir o Diploma de Graduação.
I.4.3. Os alunos em fase de conclusão de curso poderão apresentar uma declaração, assinada pelo Coordenador do Curso, de que é provável concluinte no semestre correspondente ao período letivo 2014.1, devendo, impreterivelmente, no ato de matrícula, apresentar o respectivo Diploma ou Certificado de conclusão do curso.
II. DAS TAXAS ACADÊMICAS
Não haverá cobrança de taxas acadêmicas, pois o curso é gratuito.
III. DA COORDENAÇÃO DO CURSO
Coordenação: Prof. Dr. Benedito G. Eugênio (DFCH)
Vice-coordenação: Prof. Ms. José Valdir Jesus de Santana (DCHEL)
IV. DO INÍCIO DO CURSO
O Curso terá início no dia 28 de agosto de 2014, com término previsto para Agosto de 2015. As aulas serão mensais e nos seguintes turnos: quintas-feiras: vespertino e noturno; sextas-feiras e sábados: matutino e vespertino.
V. DO PROCESSO DE SELEÇÃO
V.1. O processo seletivo será constituído das seguintes fases:
a) Análise da documentação;
b) Análise do Curriculum Vitae, de acordo com o barema pré-estabelecido (Anexo II deste Edital) e do Projeto de Pesquisa;
c) Entrevista.
V.2. A relação das inscrições homologadas será publicada até o dia o dia 28 de julho de 2014.
V.3. A análise do Anteprojeto de pesquisa e do Curriculum Vitae dos candidatos será realizada entre os dias 29 de julho de 04 de agosto de 2014.
V.4. A publicação das notas do Curriculum Vitae e do anteprojeto de pesquisa será realizada até o dia 11 de agosto de 2014.  
V.5. A entrevista será realizada entre os dias 12 a 14 de agosto de 2014, em local a ser informado posteriormente. A relação dos horários das entrevistas será afixada no mural do DFCH e DCHEL, bem como divulgada no site www.uesb.br.
V.6. O resultado final da seleção será divulgado até o dia 18 de agosto de 2014. 
V.7. A classificação dos candidatos no processo seletivo se dará por ordem decrescente, levando-se em conta a média aritmética das notas atribuídas ao currículo, ao anteprojeto de pesquisa e à entrevista. Em caso de empate, a maior nota no anteprojeto de pesquisa definirá a classificação.
V.8. Os candidatos que obtiverem maior pontuação terão direito à matrícula, respeitando-se o número de vagas oferecidas. Far-se-ão, entre os candidatos aprovados, quantas chamadas forem necessárias até o completo preenchimento das vagas.
VI. DA PUBLICAÇÃO DO RESULTADO
A relação oficial dos candidatos classificados será publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia (DOE) e divulgada na internet, no site www.uesb.br.
VII. DA MATRÍCULA
VII.1. Os candidatos selecionados deverão matricular-se pessoalmente entre os dias 20 a 22 de agosto de 2014, no horário das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00: para os candidatos às vagas do Campus de Vitória da Conquista, na Secretaria de Pós-Graduação; para as vagas do Campus de Itapetinga, na Secretaria Setorial de Cursos.
VII.2. No ato da matrícula, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:
a) Requerimento de matrícula preenchido (fornecido pela Secretaria Geral de Cursos);
b) original e cópia do Título de Eleitor, com a prova de quitação eleitoral;
c) original e cópia do Certificado de Reservista (quando for o caso);
d) original e cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;
e) 02 fotos 3X4 recente;
f) original e cópia de CFP e RG;
g) original e cópia do diploma de graduação;
h) original e cópia do histórico do curso de graduação.
VII.3. O candidato que não apresentar a documentação exigida para a matrícula no período estabelecido perderá o direito à vaga e ingresso no Curso.
VII.4. As vagas decorrentes de matrículas não efetivadas serão automaticamente preenchidas pelos candidatos aprovados suplentes, respeitando-se a ordem de classificação.
VIII. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
VIII.1. O ato de inscrição gera a presunção absoluta de que o candidato conhece as exigências do presente Edital e de que aceita as condições da Seleção, não podendo invocar seu desconhecimento a qualquer título, época ou pretexto.
VIII.2. A inexatidão das declarações, as irregularidades de documentos, ou outras de qualquer natureza que não atendam às exigências deste Edital, ocorridas em qualquer fase do processo, eliminarão o candidato da Seleção ou, se identificadas posteriormente, impedirão a sua matrícula, anulando-se todos os atos e efeitos decorrentes da sua inscrição.
VIII.3. À Coordenação reserva-se o direito de decidir sobre o cancelamento da oferta do Curso sob sua responsabilidade, caso o número de candidatos selecionados seja inferior a 90% (noventa por cento) do total de vagas ofertadas pelo respectivo Curso.
VIII.4. Os Anexos I e II encontram-se disponíveis no site da UESB (www.uesb.br) e se tornam parte integrante do presente Edital.
VIII.5. Ultrapassados 06 (seis) meses da data do resultado da seleção, sem que nesse prazo o candidato não aprovado requeira devolução dos documentos apresentados, os mesmos serão descartados. Cabe ao interessado, se assim o desejar, requerer, dentro desse prazo, junto à Coordenação da Especialização, a devolução dos documentos.
Vitória da Conquista, 09 de junho de 2014.
PAULO ROBERTO PINTO DOS SANTOS - REITOR

FONTE: DIARIO OFICIAL DO ESTADO

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