6 de junho de 2013

Projeto oferece 720 vagas gratuitas para cursos sobre recursos hídricos

chamada
Nove cursos do projeto Água – Conhecimento para Gestão estão com inscrições abertas até 9 de junho. No total, são oferecidas 720 vagas gratuitas, sendo 60 para alunos que falam espanhol. Todas as capacitações são na modalidade a distância, disponibilizam certificado aos participantes que concluírem as atividades e possuem uma carga horária entre 20h e 40h . O projeto é uma parceria entre a Agência Nacional de Águas (ANA), a Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (FPTI) e a Itaipu Binacional.
 
Quatro cursos em português têm uma carga de 20h: Outorga do Direito de Uso dos Recursos Hídricos; Plano de Recursos Hídricos e Enquadramento de Corpos de Água; Alternativas Organizacionais para Gestão dos Recursos Hídricos; e Comitê de Bacia: Práticas e Procedimentos. Todas estas capacitações têm como público membros de comitês de bacias e agentes gestores.
 
Com carga de 40h, três cursos em português oferecem oportunidades a técnicos e profissionais vinculados a órgãos gestores de recursos hídricos: Gestão Territorial para Recursos Hídricos com Software Livre de Código Aberto; Planejamento, Manejo e Gestão de Bacias; e Governança da Água na América Latina. As capacitações sobre planejamento e governança também têm como público integrantes de organizações sociais e colegiados relacionados a recursos hídricos.
 
Para alunos que falam espanhol, o projeto tem duas opções de cursos no momento: Qualidade de Água em Reservatórios e Hidrologia Básica. Ambas as capacitações são pensadas para alunos que sejam agentes gestores de recursos hídricos. O tema da qualidade de água também é focado em técnicos e analistas ambientais de órgãos responsáveis pela gestão de recursos hídricos, empresas do setor hidrelétrico e companhias de saneamento.
 
O Projeto
 
O projeto Água – Conhecimento para Gestão é um convênio entre a ANA, a FPTI e a Itaipu Binacional. O objetivo da iniciativa é desenvolver ações de comunicação, difusão, mobilização social, capacitação e educação para a gestão de recursos hídricos no Brasil e demais países da América Latina. São 24 cursos de capacitação complementar, além de ferramentas de educomunicação, que atingirão 300 mil pessoas até julho de 2014.
Texto:Ascom/ANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores