16 de maio de 2010

Estudo sobre portos brasileiros traz diagnóstico e aponta perspectivas


Série abordará ainda temas como setor elétrico, aéreo, ferrovias, biocombustíveis, petróleo e gás
O Instituto de Pesquisa Econômica aplicada (Ipea) apresenta, na próxima segunda-feira, 17, às 10 horas, o Comunicado do Ipea n° 48: Portos brasileiros: diagnóstico, políticas e perspectivas. Parte da série Eixos do Desenvolvimento Nacional, o estudo aborda as principais questões econômicas e institucionais que têm envolvido os portos brasileiros nos últimos anos.

O texto trata de um setor considerado fundamental para a economia do Brasil e o comércio internacional, já que os portos são responsáveis pela maior parte da relação comercial brasileira com o resto do mundo. Entre os assuntos explorados no estudo estão planos e programas desenvolvidos com o intuito de alavancar o setor de portos, além da apresentação de projeções e cenários para os próximos anos.

A apresentação do Comunicado do Ipea n° 48 será feita às 10h, no auditório do Ipea em Brasília (SBS, Quadra 1, Bloco J, Edifício BNDES, subsolo), pelo diretor de Estudos e Políticas Setoriais, de Inovação, Regulação e Infraestrutura, Marcio Wohlers; pelo coordenador de Infraestrutura Econômica, Carlos Campos; e pelo coordenador de Desenvolvimento Urbano do Ipea, Bolívar Pêgo. A entrevista coletiva será transmitida pelos sites www.ipea.gov.br e www.agencia.ipea.gov.br. Jornalistas interessados em mandar perguntas pelo e-mail coletiva@ipea.gov.br devem se cadastrar antecipadamente, enviando nome, telefone de contato e veículo de comunicação para o mesmo endereço.

Série
O Comunicado faz parte de um conjunto amplo de estudos sobre o que tem sido chamado, dentro da instituição, de Eixos do Desenvolvimento Nacional: inserção internacional soberana; macroeconomia para o pleno emprego; fortalecimento do estado, das instituições e da democracia; infraestrutura e logística de base; estrutura produtivo-tecnológica avançada e regionalmente articulada; proteção social e geração de oportunidades; e sustentabilidade ambiental.

A série nasceu de um grande projeto denominado Perspectivas do Desenvolvimento Brasileiro, que busca servir como plataforma de sistematização e reflexão sobre os desafios e as oportunidades do desenvolvimento nacional, de forma a fornecer ao Brasil o conhecimento crítico necessário à tomada de posição frente aos desafios da contemporaneidade mundial.

Os documentos sobre os eixos do desenvolvimento trazem um diagnóstico de cada campo temático, com uma análise das transformações dos setores específicos e de suas consequências para o País; a identificação das interfaces das políticas públicas com as questões diagnosticadas; e a apresentação das perspectivas que o setor deve enfrentar nos próximos anos, indicando diretrizes para (re)organizar a orientação e a ação governamental federal.

Comunicados
Ao todo, a coleção terá dez livros, cujos capítulos deram origem aos comunicados da série. Estiveram envolvidas no esforço de produção dos textos cerca 230 pessoas, 113 do próprio Ipea e as demais pertencentes a mais de 50 diferentes instituições, entre universidades, centros de pesquisa, órgãos de governo e outras.

O livro no qual o comunicado se insere trata de infraestrutura econômica, cuja função é dar apoio às atividades do setor produtivo. A melhoria da infraestrutura econômica tem impacto direto sobre as empresas e indústrias e pode ampliar a capacidade produtiva por meio de custos, tecnologias e capacidade de distribuição.

Dentro da série, ainda serão divulgados comunicados sobre ferrovias, setor elétrico, transporte aéreo, rodovias, biocombustíveis, telecomunicações, petróleo e gás e experiências latino-americanas. Cada capítulo dará origem a um Comunicado do Ipea, que tem por objetivo antecipar estudos e pesquisas mais amplos conduzidos no Instituto, como é o caso da obra completa, que terá dez volumes e cerca de 9 mil páginas. O livro sobre infraestrutura econômica terá cerca de 700 páginas.


Próximos comunicados da série Eixos do Desenvolvimento Nacional: 17/5 - Portos brasileiros: diagnóstico, políticas e perspectivas (Brasília-DF)

19/5 - Transporte ferroviário de cargas no Brasil: gargalos e perspectivas para o desenvolvimento econômico e regional (Brasília-DF)

20/5 - Setor elétrico: desafios e oportunidades (São Paulo-SP)

24/5 - Rodovias brasileiras: gargalos, investimentos, concessões e preocupações com o futuro (Brasília-DF)

26/5 - Biocombustíveis no Brasil: etanol e biodiesel (Brasília-DF)

27/5 - Desafios e oportunidades do setor de telecomunicações no Brasil (São Paulo-SP)

31/5 - Panorama e perspectivas para o transporte aéreo no Brasil e no mundo (Brasília-DF)

1/6 - Perspectivas de desenvolvimento do setor de petróleo e gás no Brasil (Rio de Janeiro-RJ)

2/6 - Experiências latino-americanas em infraestrutura econômica (Brasília-DF)

Foto: Rodrigo Leal / Appa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores