21 de maio de 2010

I Mesa Redonda de Biologia, dia 25
Dom, 16 de Maio de 2010 10:50
| Imprimir |
O curso de Biologia da UFRB convida a comunidade acadêmica para a I Mesa Redonda de Biologia, com o Tema: 'Ciência: Para que(m) Serve? O Papel do Estudante nesse Oceano de Possibilidades', tendo como facilitador o professor José Raimundo (UFRB), e alguns representantes da Entidade Nacional de Estudantes de Biologia (ENEBio). O evento será no dia 25 de maio, às 14hs, no Anfiteatro da PRPPG, no Campus Cruz das Almas.


Programação Científica da Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
Sex, 21 de Maio de 2010 10:43
| Imprimir |
A programação científica da Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia estará disponível, no site www.ufrb.edu.br/sbpc, a partir de julho de 2010. Serão realizadas conferências, mesas-redondas e minicursos, entre os dias 15 e 17 de setembro de 2010. Os temas abordados nas atividades serão definidos por uma Comissão de Programação Científica, integrada por diretores da SBPC, representantes da UFRB e por pesquisadores de outras instituições da região.

Embrapa organiza Semana dos Alimentos Orgânicos em Cruz das Almas
Sex, 21 de Maio de 2010 08:12
| Imprimir |
Com o objetivo de inserir a comunidade urbana de Cruz das Almas (BA) na campanha nacional de esclarecimento sobre produtos orgânicos, a Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical organiza, de 23 a 30 de maio, a Semana dos Alimentos Orgânicos.

O evento é promovido desde 2005 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em parceria com as comissões estaduais da produção orgânica. É a primeira vez que a Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical participa ativamente.

Várias atividades estão programadas, como exposição de produtos orgânicos no hipermercado local, distribuição de materiais informativos sobre a campanha e atividades na sede da Embrapa para estudantes do nível fundamental.

O evento

Segundo a pesquisadora Ana Lúcia Borges, o evento pretende ampliar a percepção do consumidor sobre as características dos produtos orgânicos e conscientizá-lo sobre a importância do consumo responsável para um desenvolvimento sustentável. "Será realizada uma abordagem sobre os benefícios ambientais, sociais e nutricionais desses produtos, estimulando o seu consumo", explica.

Uma equipe de técnicos da Embrapa e (Mapa) estará disponível para esclarecer questões relativas à produção orgânica, que são as maiores dúvidas dos consumidores.

Horta

Na Embrapa, nos dias 26 e 27 de maio, 400 alunos do ensino fundamental de escolas municipais de Cruz das Almas vão assistir a projeções de vídeo e palestra sobre os princípios agroecológicos que fundamentam a produção orgânica, ministrada por Carlos Antonio Barreto dos Santos, doutorando da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Os alunos também vão ter uma aula prática no campo para aprender a fazer o preparo de uma horta orgânica, como também o cultivo de hortaliças em pequenos espaços. "As crianças vão levar para casa as mudas que elas mesmas plantaram", declara Ana Lúcia Borges.

Coordenada pelas pesquisadoras Ana Lúcia Borges e Marilene Fancelli, pela assistente Iara Lordelo e pela relações públicas Marcela Nascimento, a VI Semana dos Alimentos Orgânicos contou, em Cruz das Almas, com o apoio da Fundação Mokiti Okada, do Hipermercado São Paulo e da Secretaria de Educação do município.
Mais informações sobre produtos orgânicos no endereço http://www.prefiraorganicos.com.br/


I COBESA - Inscrição com desconto até 21 de maio

Vai até 21 de maio o prazo para inscrição com desconto para o I Cobesa - Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental, que será realizado em Salvador de 11 a 16 de julho. O tema central do evento é "Universalização do saneamento, urbanização e meio ambiente: desafios tecnológicos e de gestão". Mais informações: http://www.acquacon.com.br/cobesa/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores