21 de fevereiro de 2014

1ª Caravana Agroecológica e Cultural da Bahia




Conceição do Coité
25 a 27/03/2014

Articulação de Agroecologia da Bahia (AABA) convida para


1ª Caravana Agroecológica e Cultural da Bahia

A Articulação de Agroecologia da Bahia (AABA) convida sua organização para participar da 1ª Caravana Agroecológica e Cultural da Bahia que será realizada de 25 a 27 de março.

As delegações participantes devem chegar na tarde do dia 25/03, em Conceição do Coité, onde serão inscritas, alojadas e farão a opção por uma das 3 diferentes Rotas a serem trilhadas no dia seguinte (26/03). Ainda na noite de 25/03, após o jantar, teremos um momento coletivo de contextualização dos territórios e de seus conflitos socioambientais, a serem percorridos nas Rotas.

Os participantes visitarão experiências agroecológicas e seus protagonistas nos Territórios do Sisal, Bacia do Jacuípe e Piemonte da Diamantina, almoçando nas comunidades e retornando no fim da tarde para Conceição do Coité.

Na manhã de 27/03, teremos momentos coletivos de reflexão crítica das experiências visitadas e de formulação de propostas, objetivando a continuidade do processo de construção e fortalecimento do campo agroecológico na Bahia. Após o almoço as delegações retornarão para seus locais de origem.

As Caravanas vêm acontecendo enquanto atividades preparatórias para o III ENA – Encontro Nacional de Agroecologia, marcado para acontecer na segunda quinzena de maio, em Juazeiro, Bahia. A metodologia prioriza a participação de agricultores/as efetivamente engajados em experiências concretas. O objetivo é mostrar e dizer porque a agroecologia interessa e deve ser apoiada pela população brasileira, por ser uma alternativa viável para o desenvolvimento sustentável, em contraponto ao agronegócio centrado nas monoculturas, no uso abusivo dos agrotóxicos e na crescente concentração da terra e degradação dos recursos naturais.

A AABA é uma articulação que reúne organizações, redes e movimentos que se identificam com a construção e fortalecimento do campo agroecológico, priorizando o diálogo e o intercâmbio de experiências entre atores que estão elaborando e experimentando alternativas de produção, comercialização, organização comunitária, e gestão de recursos naturais.

É de fundamental importância que você e sua organização confirmem com antecedência a disponibilidade de participar da 1ª Caravana Agroecológica e Cultural da Bahia. Confirmar participação de um representante de sua entidade até 10 de março através do correio eletrônico caravanabahia@gmail.com ou pelo telefone MOC – Ana Dalva (75) 3322-4444 ou Mateus (75) 9815-5570. Contamos com sua presença!
AABA – Articulação em Agroecologia da Bahia*



* ASCOOB, Caritas Regional NE3, CAA, COFASPI, FASE, Fundação APAEB, IPB – Instituto de Permacultura da Bahia, IRPAA, MOC, Rede Moinho, SASOP, Terra Viva
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores