24 de maio de 2013

Ibama resgata jacarés em cativeiro clandestino na Bahia    


 










Cinco Jacarés da espécie Caiman latirostris (papo amarelo) foram resgatados pela equipe de fiscalização do Ibama em Eunápolis durante operação para coibir depósitos irregulares de fauna silvestre e o uso de passeriformes de origem irregular no Sispass (Sistema de Gestão de Criadores de Passeriformes Silvestres). As ações contam com apoio da Companhia Independente de Proteção Ambiental de Porto Seguro - Cippa . Os animais foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama em Porto Seguro, onde se encontram em reabilitação. 

No criatório clandestino os jacarés eram mantidos cativos em um cubículo, expostos a maus tratos e sem nenhuma assistência veterinária. Vários criadores foram fiscalizados com movimentações suspeitas no Sispass, resultando na apreensão de 46 canários da terra com irregularidades.

Além dos passeriformes foram apreendidos pelos agentes do Ibama outros 194 animais de diversas espécies incluindo pacas, cotias, araras, papagaios e macacos o que resultou na aplicação de R$ 64.500,00 em multas.

Durante a operação, ainda foram coibidas as atividades de caça, com apreensão de carcaças de animais silvestres mortos, peles, espingardas e munição, sendo os caçadores responsáveis autuados e multados.

Carlos Garcia
Ascom Ibama/BA
Foto: Reginaldo Melo - Ibama/Eunápolis/BA

Seguidores