9 de maio de 2012

EDITAL DESTINA R$ 400 MIL PARA RPPNS NA MATA ATLÂNTICA



O Programa de Incentivo às Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) abriu inscrições para seu XI Edital, que destinará R$ 400 mil à criação, elaboração de planos de manejo e georreferenciamento de reservas particulares do bioma Mata Atlântica.

Os recursos são do Banco Bradesco, em parceria com a Conservação da Natureza (The Nature Conservancy – TNC), coordenado pela Conservação Internacional (CI) e pela Fundação SOS Mata Atlântica. O programa visa ampliar a área do bioma preservada no país.

"Essa iniciativa proporcionará a criação de novas RPPNs, além de apoiar os proprietários a elaborarem o plano de manejo de suas reservas, mas a grande novidade desse edital é o apoio ao georreferenciamento das RPPN já criadas", destaca o consultor ambiental do ICMBio, José Luciano de Souza.

Segundo o consultor, antes de 2004, a legislação somente exigia que os proprietários entregassem um croqui da área da reserva. Atualmente a legislação exige que para criar uma RPPN o interessado apresente a área da RPPN georreferenciada.

As RPPNs protegem atualmente mais de 698 mil hectares do território nacional e garantem a proteção de diversas espécies ameaçadas, como o mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia), a ave formigueiro-de-cauda-ruiva (Myrmeciza ruficauda) e o pau-brasil (Caesalpina echinata), entre outras.

“Uma grande parcela dos fragmentos florestais existentes na Mata Atlântica está dentro de propriedades particulares. A criação e a manutenção dessas reservas são fundamentais para a conservação de espécies ameaçadas e de trechos importantes do bioma”, destaca Mariana Machado, coordenadora do Programa de Incentivo às RPPNs.

Para saber os requisitos para inscrição, acesse o edital. Os interessados têm até o dia 26 de junho para enviar suas propostas pelo site. As propostas também podem ser enviadas pelo correio. Em caso de dúvidas, escreva paraprogramarppn@sosma.org.br ou ligue para (11) 3262-4088 no ramal 2226.

Fonte: ICMBio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores