20 de julho de 2011

Seminário vai reunir urbanistas do Brasil e do Canadá, nos dias 1º e 2 de agosto, para discutir planejamento urbano

Acadêmicos, pesquisadores, técnicos e estudantes das áreas de arquitetura e desenvolvimento urbano estarão reunidos nos dias 1º e 2 de agosto, em Salvador, para o 1º Seminário Internacional Brasil-Canadá: Questões Urbanas. O evento será realizado no auditório do Campus Amaralina.

Durante o seminário, promovido pelos cursos de graduação em Arquitetura, a especialização em Planejamento Urbano e o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano da UNIFACS, os representantes dos dois países vão discutir os resultados das políticas públicas de planejamento e da gestão do Brasil e da província canadense de Quebec, com objetivo de formular novas propostas.

O evento tem ainda o objetivo estimular o intercâmbio entre acadêmicos, pesquisadores, técnicos, estudantes de graduação e pós-graduação, e segmentos não acadêmicos interessados nas questões urbanas e metropolitanas do Brasil e da Província do Quebec, assim como contribuir para aperfeiçoamento de estudantes de especialização, mestrado e doutorado da área do Planejamento Urbano e Regional.

Mais informações e inscrições pelo telefone (71) 3344-7254 ou através do e-mail

apoio.arquitetura@unifacs.br.

Programação:

01/agosto - manhã:

- 9h: Comunicação "Segregação Urbanística e o Estatuto da Cidade" - Professor Armando Branco (UNIFACS).

- 9h30: Comunicação "Políticas Urbanas no Brasil: o gestual burocrático e os processos do poder" - Professor Fernando Pedrão (UNIFACS).

- 10h: Comunicação “Sociologie Urbaine Comparée des Villes Québecoises et Brésiliennes” - Professor Regent Cabana (ULaval).

- 10h15 : Apresentação dos grupos de trabalhos dos estudantes da ULaval: revitalização de áreas centrais; acesso à habitação em áreas centrais; apropriação de espaços públicos pela população.

- 11h00 : Intervalo

- 11h15: Debate

01/agosto - tarde:

- 14h: Comunicação "Salvador: transformações e permanências (1549-1999)" - Professor Pedro de Almeida Vasconcelos (UFBa/UCSAL)

- 15h45 : Intervalo

- 16h : Debate

02/agosto - manhã:

- 9h / 13h: visita técnica com os visitantes canadenses, guiada por técnico do IPAC e professores da UNIFACS nos bairros centrais Pelourinho, Nazaré, Saúde e Comércio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores