21 de julho de 2011

O Guia Investigando a Biodiversidade já atingiu um público de 650 professores; material é uma parceria entre CI, Instituto Supereco e WWF-Brasil

Há um ano as ONGs Conservação Internacional (CI), Instituto Supereco e WWF-Brasil lançavam o Guia Investigando a Biodiversidade, uma publicação inédita no Brasil que visa apoiar educadores na sala de aula. Em 134 páginas, ele traz informações e atividades pedagógicas para auxiliar a inserção da temática biodiversidade na prática educativa. Desde então, cerca de 650 professores e educadores já passaram por oficinas inspiradas na publicação, em realidades tão diversas como a de São Paulo (SP), Campo Grande (MS), Pacajus (CE), Feira de Santana (BA) ou a pequena cidade de Apiacás (MT).
Em todos os casos, o principal marco das oficinas está na facilidade com que o tema biodiversidade vem se inserindo no cotidiano de professores e alunos, resultando em boas práticas pedagógicas a serem replicadas nos vários cantos do Brasil. Por esse potencial, as entidades lançam hoje (18 de maio) o Blog da iniciativa.
O guia comemora um ano na semana do Dia Internacional da Biodiversidade (22 de maio) com o lançamento de um blog especial - http://investigandoabiodiversidade.blogspot.com. “A ideia é formar uma grande rede de educadores do Brasil, interagindo pela biodiversidade e contando suas boas práticas por meio do blog, e inspirando assim mais pesquisadores, educadores e conservacionistas”, expressa a coordenadora do Instituto Supereco, Andrée Vieira. Além da linguagem lúdica e atraente direcionada à sensibilização ambiental, os conteúdos tratam da biodiversidade não só como a variedade de vida na Terra, mas como a dinâmica que ela promove ao nosso redor, permitindo a compreensão das complexas interações existentes entre todas as formas de vida e o nosso cotidiano, como os serviços ambientais que ela oferece.
Sessenta e um profissionais da rede pública de ensino de Campo Grande (MS) e tutores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul participaram este ano de uma das oficinas do Instituto Supereco, por iniciativa do Programa Pantanal do WWF-Brasil. Após a sensibilização, em atividades como o Mosaico da Sustentabilidade, os professores se mostraram motivados para organizar as aulas a partir de temas transversais como “padrões de consumo” ou “uso sustentável dos recursos naturais”.
“O maior retorno após as oficinas é ver os professores se sentindo parte integrante da biodiversidade e não simples observadores. Conseguimos ir além da linguagem científica e aterrizar no território, respeitando o cenário de cada bioma e de quem dá a aula. Trata-se de um material transformador, adaptado de forma brilhante pelo Instituto Supereco, CI-Brasil e WWF-Brasil para a realidade brasileira”, expressa Bruno Reis, técnico do Programa Educação para Sociedades Sustentáveis do WWF-Brasil. Ele já conduziu oficinas em Unidades de Conservação como a Estação Ecológica Águas Emendadas (DF) até oficinas em pequenas cidades como Reserva do Cabaçal, Apiacás e Colniza (todas no Mato Grosso).
Na visão do diretor de Política Ambiental da CI-Brasil, Paulo Gustavo Prado, será somente por meio do conhecimento sobre a importância social e econômica da biodiversidade que as futuras gerações poderão manter e adequar o Brasil rumo ao desenvolvimento sustentável. “Em um país megadiverso como o nosso, o Guia tem um grande potencial e desafio, que é o de despertar a atenção, o cuidado e a compreensão acerca desse enorme ativo que é a riqueza natural brasileira”.
O Instituto Supereco também já promoveu oficinas no Colégio Guilherme Dumont Villares, em São Paulo, e junto a 235 educadores do Programa Rigesa de Educação Ambiental. “São conteúdos que permitem a construção do aprendizado de forma vivencial, coletiva e reflexiva”, afirma a coordenadora do Instituto Supereco, Andrée Vieira.
No mês de junho, estão previstas ainda oficinas em municípios do oeste baiano, a serem promovidas pela CI-Brasil.
Contatos para imprensa:
CI Brasil: Gabriela Michelotti – g.michelotti@conservacao.org/ (61) 3226-2491
Supereco: Fernanda Borba ou Heloisa Ribeiro - comunicacao@supereco.org.br/ (11) 3721 9828 ou 7507 0678
Sobre as Instituições
CI-Brasil
A Conservação Internacional (CI) é uma organização privada, sem fins lucrativos, fundada em 1987 com o objetivo de promover o bem-estar humano fortalecendo a sociedade no cuidado responsável e sustentável para com a natureza – nossa biodiversidade global -, amparada em uma base sólida de ciência, parcerias e experiências de campo. Como uma organização não governamental (ONG) global, a CI atua em mais de 40 países, distribuídos por quatro continentes. Em 1988, iniciou seus primeiros projetos no Brasil e, em 1990, se estabeleceu como uma ONG nacional. Possui escritórios em Belo Horizonte-MG, Belém-PA, Brasília-DF e Rio de Janeiro-RJ, além de unidades avançadas em Campo Grande-MS e Caravelas-BA. Para mais informações sobre os programas da CI no Brasil, visite www.conservacao.org
Instituto Supereco
É uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 1994 para promover a educação ambiental como ferramenta estratégica para a conservação do meio ambiente aliada ao desenvolvimento humano. Desenvolve programas de intervenção de forma socioparticipativa a partir do eixo arte-cultura-comunicação-educação—geração de renda-meio ambiente, visando formar uma rede de parceiros (escolas, empresas, ongs, instituições governamentais e comunidades) pela educação voltada à conservação. Definiu, desde 2005, como seu Programa Institucional o “Planejando a nossa Paisagem: Corredor de Biodiversidade da Serra do Mar”, em áreas da Mata Atlântica, tendo a educação ambiental como estratégia de formação e fortalecimento dos recursos humanos locais, individuais e coletivos, para o planejamento e a sustentabilidade dos corredores de biodiversidade. Informações: www.supereco.org.br

WWF-Brasil
O WWF-Brasil é uma organização não governamental brasileira dedicada à conservação da natureza com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e de promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações. O WWF-Brasil, criado em 1996 e sediado em Brasília, desenvolve projetos em todo o país e integra a Rede WWF, a maior rede independente de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países e o apoio de cerca de 5 milhões de pessoas, incluindo associados e voluntários. Saiba mais: www.wwf.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores