7 de novembro de 2011

CFBio tem novo plenário

Aconteceu no dia 23/10/2011, em Brasília/DF, a Sessão Pública de Posse da nova gestão que irá comandar o Conselho Federal de Biologia – CFBio, de 2011/2015. Participaram da solenidade autoridades, presidentes dos Conselhos Regionais de Biologia - CRBios, representantes de outros conselhos federais, funcionários, assessores do CFBio e familiares.

Após declarar empossados os 20 novos conselheiros do CFBio, gestão 2011/2015, a presidente da autarquia de 2007/2011, Maria do Carmo Brandão Teixeira cumprimentou os eleitos e fez seu discurso de despedida, quando reforçou os destaques da gestão.

Em seguida, o primeiro presidente do CFBio, Dr. Paulo Nogueira Neto, falou em nome das autoridades presentes. Nogueira Neto fez um breve relato sobre a história do Conselho, elogiou a atuação da diretoria que entregava a gestão pelos feitos alcançados na defesa da atuação profissional e desejou aos novos conselheiros sucesso e muita atenção na vigília constante quanto à defesa do espaço profissional dos biólogos.

Para a nova diretoria do CFBio período 2011/2013, os conselheiros efetivos empossados elegeram como presidente o professor doutor Wlademir João Tadei; para vice presidente a professora e consultora ambiental Geni Conceição de Barros Cáuper; a pesquisadora Vera Lúcia Maróstica Callegaro como secretária; e o biólogo empresário Rogério Duílio Genari como tesoureiro.

Em seu discurso de posse, o presidente Wlademir João Tadei destacou os desafios que o Conselho tem pela frente. Ressalvou a necessidade de trabalhar pela melhor formação acadêmica dos biólogos, atuando de maneira mais próxima junto ao Ministério da Educação no credenciamento, autorização e avaliação dos cursos de Ciências Biológicas. Além de incentivar o desmembramento e criação responsável de novos Conselhos Regionais de Biologia.

“Estamos assumindo a direção do Conselho Federal com sete ex-presidentes de CRBios, ex-diretores e ex-conselheiros de Regionais, com bagagem e conhecimento das demandas e das necessidades profissionais de nossos colegas biólogos”, frisou sobre a composição do novo plenário considerado muito experiente.

Tadei destacou ainda que nos 28 anos de existência do CFBio, os CRBios cresceram em número de regionais e biólogos registrados de maneira bastante atuante. “Buscaremos expandir mais dentro daquilo que nos comprometemos na nossa plataforma eleitoral”. O discurso pautou também a forma como o processo de globalização está afetando e transformando profundamente as relações e as características do mundo, alterando a forma e o meio de absorção dos profissionais. A formação, a capacitação e a atualização são necessárias para que os biólogos façam uso das modernas tecnologias nas áreas de Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde e, Biotecnologia e Produção. “O biólogo do século XXI é aquele que saberá relacionar-se com os demais profissionais nas diversas áreas do conhecimento, atuando como pesquisador, formador, e gestor de sua atividade. Este profissional terá uma visão multidisciplinar e de liderança”, conclui o novo presidente do CFBio.


fonte: www.cfbio.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores