30 de junho de 2010

EDITAL Nº 038/2010
1. ABERTURA
O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições legais, estatutárias e regimentais, e de acordo com o Termo de Ajustamento de Conduta de n.º 001/2010 celebrado com o Ministério Público Federal nos autos do P.A. n.º 1.14.006.000002/2010-88, comunica a abertura de inscrições para seleção de alunos (as) regulares para o Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (PPGEcoH), localizado na UNEB/Campus VIII, Rua do Gangorra, 503, CHESF, CEP: 48608-240, Paulo Afonso-Bahia, com vistas ao preenchimento de 15 (quinze) vagas para mestrado na Área de Concentração Ecologia Humana e Gestão Socioambiental e nas seguintes Linhas de Pesquisa: Etnoecologia e Povos Tradicionais, Gestão Socioambiental, Sustentabilidade do Bioma Caatinga e Ecopedagogia e Educação Ambiental.
2. INSCRIÇÃO
As inscrições poderão ser feitas pessoalmente, via correios ou por representante, com procuração do candidato, com firma reconhecida e acompanhada de xerox de RG do procurador, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental – Campus VIII, Paulo Afonso-BA, das 08h30min às 17h30min horas, de segunda a sexta-feira, no período de 01/07/2010 a 02/08/2010, mediante o pagamento da taxa de R$ 50,00 (cinqüenta reais), depositada na conta corrente 991812-4 / Ag. 3832-6 Banco do Brasil.
As inscrições por correio deverão ser postadas obrigatoriamente por sedex, sendo obrigatório o envio de comprovante de postagem para o fax (75) 3281- 7364 até as 17h00min do dia 02/08/2010.
Não serão aceitas inscrições com documentação incompleta, pendente ou com fotocópia ilegível. Os processos de inscrições serão analisados e homologados pelo Colegiado do PPGEcoH em reunião extraordinária.
Conforme Termo de Ajustamento de Conduta (TAC 001/2010) firmado entre o MPF, Procuradoria da República em Paulo Afonso e a UNEB, os candidatos anteriormente inscritos na seleção regida pelo edital N. 079/2009, que manifestarem, dentro do prazo estipulado, interesse em participar do novo processo seletivo, serão inscritos com isenção das taxas de inscrição.
2.1. PARA A INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO SERÁ EXIGIDO:
• Ficha de inscrição preenchida (adquirida na secretaria ou home page do Programa www.campus8.uneb.br);
• Curriculum Vitae comprovado, preferencialmente gerado na Plataforma Lattes do CNPq (http:/lattes.cnpq.br)
• Cópia do diploma autenticada ou conferida com o original, certificado de conclusão ou atestado de provável concluinte de Curso Superior de plena duração (alunos concluintes de cursos de graduação poderão se inscrever desde que apresentem atestado de conclusão da IES e, em sendo aprovados, deverão apresentar diploma ou certificado de conclusão de curso na data da matrícula);
• Cópia do histórico escolar autenticado ou conferido com o original;
• Documentos Pessoais: RG, CPF, Título de Eleitor com Comprovante da última eleição e Certificado de Reservista (sexo masculino), autenticados ou conferidos com os originais, uma foto 3x4;
• Projeto de Pesquisa de dissertação em 03 (três) vias impressas e uma digital, com indicação do provável orientador (deverá ser redigido em português e ter obrigatoriamente, sob risco de desclassificação, 15 páginas no máximo, digitadas em espaço 1,5, em papel modelo A4, com fonte Times New Roman ou Arial 12. O projeto deve ter a seguinte estrutura: I - Folha de rosto contendo: a) título; b) curso (mestrado); c) nome completo do candidato; d) linha de pesquisa; e) local e ano; II – Corpus do trabalho, contendo: a) resumo (máximo de uma página); b) objetivos (geral e específicos); c) justificativa; d) referencial teórico; e) procedimentos metodológicos; f) cronograma de trabalho; g) bibliografia);
• Carta (máximo de duas páginas) dirigida à Coordenação do Curso, explicitando os seguintes pontos: 1. as razões da escolha pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental; 2.A relação entre a Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental e os interesses profissionais do (a) candidato (a).
2.2. CURRÍCULO
O Curriculum Vitae deverá ser organizado de acordo com as informações constantes no barema, a ser divulgado na home-page do Programa. Os documentos comprobatórios dos títulos referidos no currículo deverão ser numerados em correspondência ao corpo do currículo e deverão ser organizados na seqüência da numeração.
Resumos em congressos deverão, sempre que possível, ser comprovados pela fotocópia do livro de resumos. A documentação comprobatória deverá estar encadernada em espiral em um só volume, com exceção dos documentos pessoais, ficha de inscrição.
As inscrições serão homologadas pelo Colegiado do Programa, observando todos os requisitos e documentos exigidos para a inscrição. A homologação será divulgada no dia 08/08/2010.
3. NÚMERO DE VAGAS
Serão oferecidas 15 (quinze) vagas, sendo 40% das vagas destinadas para negros e 5% para indígenas – candidatos declarados no ato da inscrição, que deverá fazer a opção explícita constante no formulário de inscrição conforme Resolução do CONSU 468/2007 de 16/08/2007, conjugadas com as Resoluções 710/209, de 01/08/2009 e 711/2009, de 06/08/2009, e conforme Regimento do PPGEcoH.
4. SELEÇÃO
A seleção será realizada no período de 16 a 20/08/2010, de acordo com os critérios abaixo relacionados:
• Prova escrita de conhecimentos específicos. (Eliminatória);
• Análise do currículo e da Carta de intenções do (a) candidato (a). (Classificatória);
• Entrevista (Argüição sobre o projeto de pesquisa). (Classificatória);
4.1. PROVA ESCRITA DE CONTEÚDO ESPECÍFICO
A prova escrita de conteúdo terá como base as indicações bibliográficas contidas em anexo.
A prova escrita de conhecimentos específicos será realizada no dia 16/08/2010, com início as 8h00min e término às 12h00min.
O candidato que obtiver nota inferior a 5 (cinco) será automaticamente eliminado.
4.2. ENTREVISTA (argüição sobre o projeto)
As entrevistas serão realizadas no dia 19/08/2010. Os horários, o local e a lista dos candidatos habilitados para a entrevista serão divulgados no dia 18/08/2010, a partir de 20h:00min, no site e mural da Secretaria do Programa PPGEcoH.
Todas as atividades do processo seletivo ocorrerão no Campus VIII, Paulo Afonso/UNEB.
O processo será regido pelas normas estabelecidas no Regimento Interno do PPGEcoH/UNEB.
4.3. AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO
Os currículos serão analisados pelos professores da Comissão de Seleção, utilizando o barema divulgado previamente, onde constam os itens a serem considerados e a pontuação correspondente. Os itens pontuados serão somados e convertidos em notas de 0 a 10 de acordo com critérios estabelecidos pela Comissão de Seleção.
5. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
Para composição da nota final será adotada uma média ponderada onde será adotado peso diferenciado para cada um dos critérios. Será considerado aprovado o candidato que obtiver no mínimo a nota 07(sete) na média final.
Fórmula de cálculo para média final:
Prova de conteúdo x 0.6 + Entrevista (argüição sobe o plano de trabalho) x 0.2 + Currículo x 0.2.
Os resultados serão divulgados no dia 23/08/2010. Contudo, sua validação ocorrerá a partir da homologação pelo Colegiado do Programa em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental.
Os candidatos aprovados deverão efetuar sua matrícula no segundo semestre de 2010.
6. RECURSOS
Caberá recurso quanto ao resultado no período de 23 e 24/08/2010, o qual deverá ser encaminhado pelos candidatos ao Colegiado do PPGEcoH/UNEB, até as 18h00min do dia 24/08/2010, que será avaliado pela Comissão de Seleção do PPGEcoH/UNEB.
A comissão emitirá parecer aos recursos até o dia 26/08/2010.
7. MATRÍCULA
Os alunos aprovados e classificados no processo de seleção deverão efetuar sua matrícula na secretária do PPGEcoH/UNEB, Campus VIII em data a ser divulgada junto com o resultado final.
A matrícula será feita pessoalmente ou por representante, com procuração do candidato, com firma reconhecida e acompanhada de cópia de RG do procurador. Não será aceita matrícula com documentação incompleta, pendente ou fotocópia ilegível.
Os documentos necessários para matrícula são:
• Formulário de matrícula inicial devidamente preenchido e assinado pelo(a) candidato(a) aprovado(a) e respectivo(a) professor(a) orientador(a).
• Ficha de cadastro devidamente preenchida e assinada pelo(a) candidato(a) aprovado(a);
• Cópia do diploma/certificado de curso de Graduação;
• Cópia do histórico escolar de graduação;
• Documentos Pessoais: Certidão de Nascimento (para os casados certidão de Casamento), RG, CPF, Título de Eleitor com Comprovante da última eleição/referendo e Certificado de Reservista (sexo masculino);
• Uma foto 3x4;
Diplomas, históricos e todos os documentos pessoais deverão ser ENTREGUES em cópias autenticadas ou com os respectivos originais. Os documentos apresentados na inscrição não poderão ser utilizados para efetuar matrícula, devendo ser apresentados novas cópias.
8. BOLSAS
A distribuição de bolsas obedecerá à classificação de acordo com a nota final. A efetivação das bolsas e de novas cotas dependem das agências de fomento. O colegiado do PPGEcoH/UNEB deliberará sobre especificidades relativas aos critérios para distribuição de bolsas.
Ao término do processo seletivo, os candidatos não aprovados no processo seletivo terão um prazo de 30 (trinta) dias, após divulgação do resultado final e dos recursos, para retirarem a documentação apresentada na inscrição, com exceção da ficha de inscrição. Após o término deste prazo, a documentação que não for retirada será incinerada. Os candidatos aprovados poderão retirar os documentos referentes à comprovação do currículo, os demais documentos ficarão arquivados na secretaria.
9. DISPOSIÇÕES GERAIS
• A inscrição em cada Linha de Pesquisa ficará a critério dos candidatos, mas deve respeitar a compatibilidade de seus temas de pesquisa segundo o que dispõem as ementas abaixo:
- ETNOECOLOGIA E POVOS TRADICIONAIS: investigar a dinâmica étnico-cultural dos povos e comunidades tradicionais em diferentes biomas e ecossistemas;
- GESTÃO SOCIOAMBIENTAL: investigar aspectos relativos à mediação de interesses e conflitos na apropriação e uso dos recursos ambientais na sociedade;
- ECOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: analisar os processos e ações educativas direcionadas para o trabalho socioeducacional voltados para o meio ambiente;
- SUSTENTABILIDADE DO BIOMA CAATINGA: analisar diferentes ações voltadas para a sustentabilidade socioambiental da Caatinga;
• O Colegiado tem autonomia para alterar essa alocação dos estudantes para as linhas de Pesquisa que considerar mais adequada a sua pesquisa;
• Todo material da indicação bibliográfica está disponível na Biblioteca do Programa no DEDC VIII;
• Os casos omissos neste edital serão decididos pela Comissão de Seleção.
GABINETE DA REITORIA DA UNEB, 29 de junho de 2010.

Lourisvaldo Valentim da Silva
Reitor

ANEXO I
Referências bibliográficas para a prova de conhecimentos específicos:
AB’SÁBER, Aziz Nacib. Os Domínios de Natureza no Brasil: Potencialidades Paisagísticas. São Paulo, SP: Ateliê Editorial, 2003.
ALBUQUERQUE, Ulisses Paulino de (Org.). Atualidades em Etnobiologia e Etnoecologia. Recife: NUPEEA, 2006.
ALMEIDA, Alfredo Wagner B. de (org.). Conhecimento Tradicional e Biodiversidade: normas vigentes e propostas. 1ª Volume. Manaus, AM: UFAM, 2008. Disponível em : http://novacartografiasocial.com/pub_livros.asp
_______. Conhecimento tradicional e biodiversidade: normas vigentes e propostas. 2º Volume. Manaus, AM: UFAM, 2008. Disponível em : http://novacartografiasocial.com/pub_livros.asp
ANKERSEN, Tom; BARNES, Greenville. Dentro do Polígono: Os Novos Sistemas de Posse de Terra Comunitário e a Exploração dos Recursos Florestais. in ZARIN, Daniel J. ; ALAVALAPATI, Jarin R. R.; PUTZ, Francis E. ; SCHMINK, Marianne. (org.). As Florestas Produtivas nos Neotrópicos: Conservação por Meio do Manejo Sustentável?. São Paulo, SP: Editora Peirópolis; Brasília, DF: Instituto Internacional de Educação do Brasil, 2005.
ARTHUS-BERTRAND, Yann. Home: Nosso Planeta, Nossa Casa (Filme-Documentário). França: Europa Filmes, 2009.
BAGNO, Marcos. Preconceito Lingüístico: O Que é, Como se Faz. 51ª Edição. São Paulo, SP: Edições Loyola, 2009.
BERTÉ, Rodrigo. Ecologia e Meio Ambiente. In BERTÉ, Rodrigo. Gestão Socioambiental no Brasil. Curitiba: Ibpex; São Paulo, SP: Saraiva, 2009.
BOFF, Leonardo. Ecologia: Grito da Terra, Grito dos Pobres. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.
BRAY, David Barton. Manejo Florestal como uma Estratégia para o Manejo Sustentável: Perspectivas de Quintana Roo, México. in ZARIN, Daniel J. ; ALAVALAPATI, Jarin R. R.; PUTZ, Francis E. ; SCHMINK, Marianne. (org.). As Florestas Produtivas nos Neotrópicos: Conservação por meio do Manejo Sustentável?. São Paulo, SP: Editora Peirópolis; Brasília, DF: Instituto Internacional de Educação do Brasil, 2005.
CASTRO, Edna. Território, Biodiversidade e Saberes de Populações Tradicionais. in DIEGUES, Antônio Carlos (Org.). ETNOCONSERVAÇÃO: Novos Rumos para a Proteção da Natureza nos Trópicos. 2ª Edição. São Paulo, SP: Editora Hucitec Ltda.; NUPAUB-USP; ANNABLUME, 2000.
GORE, Albert. Uma Verdade Inconveniente: O Que Devemos Saber (e Fazer) Sobre o Aquecimento Global. Tradução: Isa Mara Lando. Barueri, SP: Manole, 2006.
GUATARRI, Félix. As Três Ecologias. São Paulo: Papirus, 1990.
JONG, Bernardus H. j. De. O Potencial do Seqüestro de Carbono Mediante Práticas de Manejo Florestal no México. in ZARIN, Daniel J. ; ALAVALAPATI, Jarin R. R.; PUTZ, Francis E. ; SCHMINK, Marianne. (org.). As Florestas Produtivas nos Neotrópicos: Conservação por Meio do Manejo Sustentável?. São Paulo, SP: Editora Peirópolis; Brasília, DF: Instituto Internacional de Educação do Brasil, 2005.
LEAL, Inara R.; TABARELLI, Marcelo; SILVA, José Maria Cardoso da. Ecologia e Conservação da Caatinga. Recife, PE: Editora Universitária da UFPE, 2003. Disponível em: http://www.acaatinga.org.br/publicacoes.php?pagina=5
LIMA, Maria José Araújo. Ecologia Humana: Realidade e Pesquisa. 2ª Edição. Recife, PE: UFRPE, 1995.
MACEDO, Roberto Sidnei. Etnopesquisa Crítica, Etnopesquisa-Formação. Brasília, DF: Liber Livro Editora, 2006.
MARQUES, José Geraldo. Pescando Pescadores. 2ª Edição. São Paulo, SP: Editora NUPAUB, USP, 2001.
MARQUES, Juracy (Org.). As Caatingas: Debates sobre a Ecorregião do Raso da Catarina. Paulo Afonso, BA: Editora Fonte Viva, 2007.
MARQUES, Juracy; NOGUEIRA, Eliane Maria de Souza. Revista Ouricuri. Paulo Afonso, BA: Volume 1, número 1, Editora Fonte Viva, 2009.
MARTIN, Gabriela. A Antiguidade do Homem no Nordeste do Brasil in Pré-História do Nordeste do Brasil. 4ª Edição. Recife, PE: Editora Universitária, UFPE, 2005.
MATURAMA, Humberto R; VARELA, Francisco J. A Árvore do Conhecimento: as Bases Biológicas da Compreensão do Humano. São Paulo: Palas Athena, 2001.
MCGRATH, David G.; PETERS, Charles M.; BENTES, Antônio José Mota. Manejo Florestal Comunitário para Produção de Móveis em Pequena Escala na Amazônia Brasileira. in ZARIN, Daniel J. ; ALAVALAPATI, Jarin R. R.; PUTZ, Francis E. ; SCHMINK, Marianne. (org.). As Florestas Produtivas nos Neotrópicos: Conservação por Meio do Manejo Sustentável?. São Paulo, SP: Editora Peirópolis; Brasília, DF: Instituto Internacional de Educação do Brasil, 2005.
RICKLEFS, Robert E. A Economia da Natureza. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 2003.
ROUÉ, Marie. Novas Perspectivas em Etnoecologia: “Saberes Tradicionais” e Gestão dos Recursos Naturais. in DIEGUES, Antônio Carlos (Org.). Etnoconservação: Novos Rumos para a Proteção da Natureza nos Trópicos. 2ª Edição. São Paulo, SP: Editora Hucitec Ltda.; NUPAUB-USP; ANNABLUME, 2000.
SCHERR, Sara J.; WHITE, Andy; KAIMOWITZ, David. Fazer os Mercados Funcionarem para as Comunidades das Florestas. in ZARIN, Daniel J. ; ALAVALAPATI, Jarin R. R.; PUTZ, Francis E. ; SCHMINK, Marianne. (org.). As Florestas Produtivas nos Neotrópicos: Conservação por Meio do Manejo Sustentável?. São Paulo, SP: Editora Peirópolis; Brasília, DF: Instituto Internacional de Educação do Brasil, 2005.
SCHMINK, Marianne. Comunidades, Florestas, Mercados e Conservação. in ZARIN, Daniel J. ; ALAVALAPATI, Jarin R. R.; PUTZ, Francis E. ; SCHMINK, Marianne. (org.). As Florestas Produtivas nos Neotrópicos: Conservação por Meio do Manejo Sustentável?. São Paulo, SP: Editora Peirópolis; Brasília, DF: Instituto Internacional de Educação do Brasil, 2005.
TUCKER, Catherine. Em Busca do Manejo Florestal Comunitário Sustentável: As Experiências de Duas Comunidades no México e em Honduras. in ZARIN, Daniel J. ; ALAVALAPATI, Jarin R. R.; PUTZ, Francis E. ; SCHMINK, Marianne. (org.). As Florestas Produtivas nos Neotrópicos: Conservação por Meio do Manejo Sustentável?. São Paulo, SP: Editora Peirópolis; Brasília, DF: Instituto Internacional de Educação do Brasil, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores