27 de junho de 2010




Baleias jubarte são avistadas na costa baiana



*Da Redação
redação@portalibahia.com.br

Pescadores de Morro de São Paulo, ao sul de Salvador, já avistaram as primeiras baleias jubarte próximas à costa. A temporada de turismo de observação dessas baleias normalmente inicia a partir da segunda quinzena de julho a procura por águas mais quentes e tranqüilas para reprodução. Elas devem permanecer litoral brasileiro até a segunda quinzena de outubro.

Para ouvir o som das baleias utiliza-se um “hidrofone”, aparelho que capta os sons propagados somente embaixo d´água. Mas para que este tipo de turismo seja exercido corretamente, sem prejudicar o comportamento das baleias, é necessário seguir algumas normas e cuidados. Por isso, antes da saída a mar aberto é realizada uma rápida palestra para expor aos turistas as normas e procedimentos.

Na Bahia, o órgão que fiscaliza o turismo de observação, é o Instituto Baleia Jubarte (IBJ), que desenvolve além de pesquisas científicas, trabalhos que visam a preservação da espécie. Em Morro de São Paulo, a operadora Rota Tropical faz saídas diárias com cerca de quatro horas de duração, onde é possível ver e escutar as baleias.


iBahia.com - O Portal da Rede Bahia
© 2005 Rede Bahia de Comunicação. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores