Estudo realizado na Bahia revela que, se não houver ações efetivas para reduzir os impactos no meio ambiente, entre 2070 à 2100 haverá uma redução de chuva no Estado de até 70%, além de um aumento de temperatura de 2°C no litoral e 5°C na região Noroeste do Estado.
A pesquisa foi realizado por três especialistas, Fernando Genz, pesquisador do Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Federal da Bahia, e pelos meteorologistas Clemente Tanajura (Instituto de Física da Ufba) e Heráclio Alves (Ingá).Segundo Fernando, o objetivo do trabalho é quantificar os impactos das mudanças climáticas na Bahia, que, até então, não havia nenhum estudo voltado para essa questão. “Esta foi a primeira pesquisa realizada sobre o assunto, principalmente a respeito dos recursos hídricos. Portanto este estudo irá auxiliar de forma que as pessoas possam discutir e realizar ações que possam efetivamente reduzir os impactos”, afirma o pesquisador.
Ainda de acordo com Fernando Genz, há a necessidade de novos estudos para avaliar os possíveis impactos. “Fizemos um recorte entre 2070 e 2100, mas precisamos analisar as consequências em um período mais próximo para que possamos elaborar estratégias no sentido de reduzir ou minimizar os efeitos”explicou.
fonte:http://cienciaevida.atarde.com.br/?p=7463
Nenhum comentário:
Postar um comentário