11 de janeiro de 2010

Estudo avalia impacto da mudança climática na Bahia

Estudo realizado na Bahia revela que, se não houver ações efetivas para reduzir os impactos no meio ambiente, entre 2070 à 2100 haverá uma redução de chuva no Estado de até 70%, além de um aumento de temperatura de 2°C no litoral e 5°C na região Noroeste do Estado.

A pesquisa foi realizado por três especialistas, Fernando Genz, pesquisador do Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Federal da Bahia, e pelos meteorologistas Clemente Tanajura (Instituto de Física da Ufba) e Heráclio Alves (Ingá).Segundo Fernando, o objetivo do trabalho é quantificar os impactos das mudanças climáticas na Bahia, que, até então, não havia nenhum estudo voltado para essa questão. “Esta foi a primeira pesquisa realizada sobre o assunto, principalmente a respeito dos recursos hídricos. Portanto este estudo irá auxiliar de forma que as pessoas possam discutir e realizar ações que possam efetivamente reduzir os impactos”, afirma o pesquisador.

Ainda de acordo com Fernando Genz, há a necessidade de novos estudos para avaliar os possíveis impactos. “Fizemos um recorte entre 2070 e 2100, mas precisamos analisar as consequências em um período mais próximo para que possamos elaborar estratégias no sentido de reduzir ou minimizar os efeitos”explicou.

fonte:http://cienciaevida.atarde.com.br/?p=7463

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores