12 de janeiro de 2010

AVINA - Abertas as inscrições para Mostra de Tecnologias Sustentáveis 2010

AVINA novamente será parte do Comitê Curador e apoiará a escolha das tecnologias vencedoras que participarão da feira na Conferência Internacional do Instituto Ethos de Responsabilidade Social Empresarial. Inscrições encerram no dia 31 de janeiro de 2010.


A Mostra de Tecnologias Sustentáveis, que está em sua terceira edição, é organizada pelo Instituto Ethos, e reúne tecnologias com alto potencial e viabilidade de implantação e vem despertando enorme interesse nos visitantes do evento.

Esta é uma ótima oportunidade de promover a interação entre diferentes tecnologias que podem ajudar a mudar o cenário atual. Além disso, segundo Anna Romanelli que representa a AVINA no Comitê Curador, “este pode ser um importante espaço de apoio para a AVINA na identificação de possíveis tecnologias que podemos nos aproximar.”

As inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de janeiro de 2010. Nas duas primeiras edições da Mostra os participantes eram principalmente brasileiros, mas este ano, existe um esforço para buscar tecnologias de outros da América latina e do mundo em geral.

Segundo Luiz Bouabci, representante do Comitê Curador “A onda da sustentabilidade gerou um volume grande de conceitos e teorias, mas os exemplos de aplicação prática evidenciados pela mídia são sempre os mesmos. A Mostra conseguiu, nos últimos dois anos, fugir desse lugar comum, ao trazer à tona iniciativas na sua maioria pouco conhecidas, mas que têm um grande potencial de inovação e inspiração. Outro ponto é a contribuição para a transformação do modelo produtivo, gerada de forma indireta pela disseminação dos conceitos traduzidos pelos critérios de avaliação.”

A seleção das tecnologias será feita com base no desempenho técnico, na relevância socioeconômica e no balanço dos impactos de cada iniciativa para o desenvolvimento sustentável. Serão considerados os seguintes critérios:

1º – Enquadramento da tecnologia na temática proposta (PESO 1)
2º – Grau que a tecnologia proporciona de compatibilização do interesse privado com o interesse público (PESO 1)
3º – Potencialidade de reaplicação da tecnologia (PESO 1)
4º – Evidências de melhorias comprovadas no meio ambiente, na qualidade de vida das pessoas e/ou no desenvolvimento socioambientalmente sustentável (PESO 1)
5º – Contribuições da tecnologia para a sustentabilidade de forma escalar (PESO 1)
6º – Grau de adequação da tecnologia ao conceito de “tecnologia sustentável” (PESO 2)

As inscrições podem ser feitas pelo site da Mostra http://uniethos.tempsite.ws/mostra2010/.

Também fazem parte do Comitê Curador: Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ashoka, Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia, Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, Instituto Ethos – Empresas e Responsabilidade Social, Instituto Socioambiental (ISA), International Finance Corporation (IFC), Rede de Tecnologia Social (RTS)

FONTE:http://www.avina.net/web/siteavina.nsf/0/B6B3C22BB4C75C0A0325768500513D1B?OpenDocument&idioma=port&sistema=1&plantilla=3&flag=Home&



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores